Thursday, February 09, 2006

A festa da taça

Tarde de taça na passada quarta feira, da vila das Aves ao Funchal a “festa” do futebol como sapientemente o nosso “guru” Gabriel Alves apelida à taça de Portugal.
O jogo nas Aves já foi convenientemente abordado pelo caro MPS, por isso vou-me abstrair de qualquer comentário a fantástica presença da briosa nos quartos de final da competição.
Com o Futebol Clube do Porto isento, o Sporting e o Benfica receberam respectivamente o Paredes e o Nacional da Madeira. A equipa de Alvalade teve sérias dificuldades em levar de vencida a modesta equipa de Paredes, tendo alcançado o golo da vitória já na compensação através de um penalty convertido pelo “menino-prodigio” sportinguista, João Moutinho.
O Benfica tinha tarefa dificultada, já que recebeu o 5º classificado, orientado por um verdadeiro peso-pesado da Liga, o poderoso Manuel Machado, um neo- intelectual da bola, que apesar do seu estilo pouco convincente tem mais “obra” feita do que os pseudo sucessores de Mourinho.
Os campeões nacionais apresentaram-se num esquema táctico semelhante ao do ultimo jogo em Leiria, tendo havido entradas na minha opinião muito benéficas para a equipa como as de Geovanni, Manduca e principalmente de Karagounis, que pela primeira vez esta época mostrou todo o seu futebol. Para além das boas exibições já mencionadas, tenho que obrigatoriamente salientar a subida de forma de Manuel Fernandes e de Laurent Robert, e elogiar o grande jogo que Léo fez; foi gigante tanto a defender como a atacar e demonstrou que é dono e senhor do lado esquerdo da defesa.
Apesar da boa prestação individual e a colectiva o jogo não se mostrou nada fácil para os “encarnados” muito por culpa do guarda-redes dos insulares, Hilário, que fez (já nos habituamos) um espectacular jogo!
Nota negativa para este jogo vai para Ronald Koeman que mais uma vez apostou em Beto para o miolo, bem que se esforça mas não é claramente jogador para o Benfica mais a equipa não ganha absolutamente nada com brasileiro em campo.
Mas ver esta “nódoa” jogar não é nada que os benfiquistas não estejam já habituados, agora Koeman esgotou a minha paciência quando tirou Manduca (o melhor em campo até a altura) e não tirou Nuno Gomes ou Simão, duas sombras daquilo que já jogaram, tendo o segundo inclusivé falhado uma grande penalidade ainda no primeiro tempo.
Na lotaria dos penaltys a sorte sorriu ao Benfica que através do capitão Simão Sabrosa carimbou a terceira presença consecutiva nos quartos de final da taça de Portugal…


Neste momento restam 8 equipas que lutam para trazer a taça para casa, de salientar o facto que nenhuma equipa de escalões secundários esteja incluída neste lote, é pena…porque a taça é isso mesmo…uma festa.

Labels:

2 Comments:

Blogger JMP said...

essas comparações são totalmente ridiculas...não e de quem como tenho visto sabe falar de futebol

12:06 PM  
Blogger JFC said...

MPS que me lembre o jogo ficou 0-0...para além disso nao comparemos o que nao e comparavel....

1:18 PM  

Post a Comment

<< Home