Sunday, January 29, 2006

Tomba Gigantes

o um verdadeiro 31 para o benfica

À campeão! Foi do modo que o Sporting se apresentou ontem no Estádio da Luz onde venceu categoricamente a equipa da casa por uns esclarecidos 3-1! Estou sem palavras, perplexo, não tenho explicação plausível para tamanha falta de inspiração benfiquista. O jogo parece ter sido tirado de um quadro de Salvador Dali, já que foi completamente surreal, inacreditável e inqualificável.
O jogo até começou de feição para os “lampiões”, quando Simão Sabrosa (exibição fraquíssima) converteu o castigo máximo assinalado pelo árbitro Pedro Henriques. O resto da história já todos sabem…Vou fugir à abordagem do jogo porque para análise extensivas de caso a caso e jogada a jogada já temos o Record, a Bancada Central, o Rui Santos e o Gabriel Alves.
Vou por isso centrar-me no Benfica, feitas as contas estamos a 3 pontos do Porto, à espera de um deslize hoje em Vila do Conde, mas pior do que a perda de pontos a minha maior preocupação reside no facto do Benfica se mostrar uma equipa psicologicamente fraca assemelhando-se de certa forma com a equipa quase vencedora de José Peseiro.
Ora, o Benfica vinha de uma série de vitorias onde sofreu apenas 2 golos, tendo sido um de penalty e outro contra o-todo-poderoso Manchester United, e depois vacila contra um adversário teoricamente mais fraco? Da maneira que jogou, aproveito para dar os parabéns ao Sporting pela magnífica exibição, e elogiar o tremendo avançado que ontem “resolveu”, Liedson!
Passo agora a subjectivar a problemática: José Gonçalo, Pacheco, Manuel Neto, e todos os anti benfiquistas em geral desafio-vos para virem deixar o vosso testemunho sobre este verdadeiro “tomba gigantes” do dia 28 de Janeiro de 2006.
Quando comentarem, porém não se esqueçam do Historial do clube de que vão falar e não se esqueçam que vão criticar a maior instituição de Portugal e o maior representante de Portugal no estrangeiro(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Lisboa_e_Benfica)
Apesar desta derrota, e da confiança dos benfiquistas andar pelas ruas da amargura, lembro-vos, a todos, quem é o campeão e quem é que está nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Termino está pequena dissertação, (o mais fraco post feito até ao momento) para deixar uma verdadeira pérola da música portuguesa, e um marco na nossa cultura popular:

Ser benfiquista (Luís Piçarra):
«Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal
Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.»

Muitos não compreenderao o sentido destas palavras mas para mim, é quase um "Mandamento"
Saudações desportivas

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Benfica não é gigante...

10:56 AM  
Blogger JFC said...

pode não ser gigante mas é suficientemente grande para o nossa modesta liga!Se nao é tao grande como dizem porque é que suscita tanta inveja!

11:17 AM  
Anonymous Anonymous said...

caro John, sou apenas um estreante na arte que tu tão bem submetes a tua vontade, escrever para e pelo maravilhoso espetaculo que e o futebol. O Glorioso teve, de facto, e está a ter de momento uma quebra psicologica, agravada pela (vergonhosa) derrota que sofreu em casa frente ao Sport Lisboa e Benfica. Venho aqui apenas para acrescentar um pequeno detalhe no histórico do glorioso (apesar de saber que a resposta de qualquer simpatizante de um outro clube ser que o que conta é o presente, mas tão prontamente como o afirmam, nos atiram a cara o ultimo titulo ganho pela sua equipa, sendo o exemplo mais recorrente o titulo de campeoes intercontinentais.): em todos os derbys da nossa capital, o Sport Lisboa e Benfica raramente perdeu frente o Sporting. Apesar da actual situaçao do glorioso (a frente do Sporting mas infelizmente atras do FCP), e da chicotada psicologica que sofreu, creio piamente que a aguia (sim, eu sei que e fénix mas compreendam-me) irá renascer das cinzas e conquistar nao so o campeonato mas tambem a taça dos campeoes.

3:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Correçao: o benfica sofreu uma derrota frente ao Sporting Clube de Portugal.
Obrigado pela compreençao

3:33 PM  

Post a Comment

<< Home