Monday, September 04, 2006

"Caos" Mateus

Depois de mais de um mês de ociosidade, regresso à blogosfera nacional falando abertamente sobre o caso que tem dominado por completo as noticias, vulgarmente conhecido por “ caso Mateus”, este escândalo, digamos assim, lisonjeiramente, é mais do que uma simples disputa por um lugar na liga Bwin, com a insistência do presidente gilista em avançar até ás ultimas consequências podemos estar perante uma acção judicial impar no futebol.

Acima de tudo este “caos” prende-se numa questão laboral, o Gil como qualquer instituição, recorreu a um tribunal para validar um contrato que havia sido forjado pelo Lixa, tudo isto segundo o sr. António Fiúza presidente do Gil Vicente, e por esse acto livre tomado num estado de direito em que a justiça civil consagra todos os cidadãos e instituições é punido com a descida de divisão.

Olhando para as leis da FIFA, o que o clube de Barcelos fez, é grave e deve ser castigado, as leis desportivas existem para ser cumpridas, e as leis dos tribunais civis não tem qualquer poder para arbitrar o futebol. Nesta perspectiva, o Gil é um justo condenado. Nesta perspectiva o Gil criou um imbróglio que pode ter consequências nefastas para todos os clubes que disputam provas internacionais. Assim, sapientes vozes insurgem-se ferozmente contra a posição irredutível dos minhotos em “ir para a frente, até ao fim, pela verdade”. Ao recorrer ao tribunal civil, o clube de Barcelos, obriga a FIFA a intervir e a proteger os seus interesses e suspender os clubes portugueses de todas as competições internacionais, será então justo um clube, seja porque razões forem, por em causa todo o futebol português?


Dizem por ai que este caso, manchou o nome de Portugal no estrangeiro, mas na minha modesta opinião vejo mais motivos de orgulho, caso o Gil avance até as ultimas consequências. A FIFA, essa organização, de mafiosos há muito que manda no futebol de maneira barbara, aproveitando-se da popularidade do desporto para fazer enriquecer os seus membros.
A lei que proíbe qualquer clube em recorrer a um tribunal civil é verdadeiramente escandalosa. Mais, faz com que o futebol tenha um foro jurídico aparte algo impensável numa sociedade moderna e livre. Nem a ONU, tem a capacidade para intervir e condicionar a actividade de uma instituição que aparentemente não fez nada que fuja à lei.



Por fim, deixo o meu total apoio à luta gilista. Não porque me identifique com o seu líder (longe de mim), não porque gosto do clube, não porque tenha algo contra o Belém ou o Leixões, mas porque neste momento encontra-se num combate sem precedentes (o caso Bosman tem contornos semelhantes) não com a Liga nem com a Federação mas sim contra essa instituição que apodrece o futebol e dá pelo nome de FIFA.



Fora de piada, esta enorme confusão ainda nos porporciou alguns momentos de diversão

"o juiz só me tem que dizer se é para realizar o benfica belenenses e o leixões gil vicente ou se é o benfica gil vicente e o leixões belenenses" Valetim Loureiro

"se não jogar vou ao jardim zoologico para ver os animais" Antonio Fiuza

"esse homem ja fez mal demais ao futebol português" Cunha Leal

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home