Saturday, July 01, 2006

Road to Berlin part II: Quartos de final

Já está, quarenta anos depois Portugal qualificou-se para as meias-finais do campeonato do mundo, se em 66 o mundial foi de Eusébio Torres e Simões hoje este é o mundial de Figo Ronaldo e Ricardo….Scolari tal como Otto Gloria em 66 levou Portugal a esta marca importante da historia do futebol português.
O jogo apesar de não ter sido bem jogado foi emocionaste com as duas partes a demonstrarem o porquê de estarem nos quartos de final da competição, períodos de domínio britânico alternaram com a supremacia dos lusos que nunca desistiram.
Durante 120 minutos demarco a expulsão de Rooney que num acto infantil deu a hipótese a Portugal de tomar conta do jogo. Nem por isso os ingleses esmoreceram com Hargreaves, Crouch e Lennon (que prodígio) em bom plano.
Mas foi nos penaltys que apareceu o herói, Ricardo, o “labreca” como era conhecido na sua terra natal (Montijo), selou a baliza brilhantemente defendendo três grandes penalidades.
A sorte voltou a bafejar Scolari, que não lhe tirando o mérito, e calando muitos dos críticos (como eu) têm vindo a demonstrar um enorme carisma e capacidade de liderança, e vai continuando a sua senda vitoriosa. Sempre acompanhado pela sorte, sorte, sorte? Será só sorte? A verdade é que os campeões são feitos de sorte, espero que esta não se esgote pelo menos até dia nove de Julho…Seria bom sinal, seria sinal que éramos campeões do mundo….


Todos nós vimos o jogo, e é preciso dizer-se que se Inglaterra se tivesse vencido o jogo seria um justo vencedor, nós também o fomos, tivemos sorte, e um gigante na baliza, o “Frangueiro”, de besta passou a bestial, é o mais recente herói nacional e a meu ver melhor em campo. Owen Hargreaves teria sido um justíssimo vencedor do prémio da fifa se Ricardo não tivesse batido o recorde de penaltys defendidos num jogo. È certo que o trinco do bayern faz um jogo tremendo, mas acabou por não ter a importância do guardião lusitano
Uma última nota para Ronaldo, está de parabéns, fez uma excelente exibição sem grandes fintas e grandes habilidades jogou simples e mostrou que pode jogar em prol do colectivo o que o torna um jogador muito melhor.



Parabéns para Portugal, parabéns aos jogadores, parabéns a Scolari….Agora resta-nos sonhar, venha a França, venha Zidane, Henry, Malouda e companhia, somos tão favoritos como Itália, Alemanha ou França. Acreditem!



Valete Frates

Labels: ,

6 Comments:

Blogger JFC said...

o Ricardo Carvalho e o Fernando Meira ja tinham sido os melhores contra a holanda ontem estiveram outra vez em grande nicel!

4:19 AM  
Blogger DM said...

Onde estao os ciritcos de Scolari?!! Nos ultimos 20/30 anos tera sido a melhor coisa q aconteceu na selecção nacional... Finalmente cheira a profissionalismo! Continuo a achar q o Baia devia ter ido para o lugar do Ricardo ou o Quaresma (jogou no europeu? é q eu nem o vi!) no lugar do Simão (q grande mundial!)... Os portistas q durante os ultimos tempos criticaram Felipão sao os q agr se vergam perante os resultados... AS palavras de Figo e Costinha e Figo sao elucidativas.."Caso Scolari saia a selecçãoi dará 20passos atrás" ou ainda "Antes de Scolari existiam coisas q agr nao existiam"... Estes comentarios vieram um dia depois de mais uma (estupida e ridicula, cm ja vem sendo habito) provocação de Pinto da Costa. Sera apenas coincidencia ou trata-se de uma resposta ao padrinho da mafia q (infelizmente) reina no futebol portugues? Inclino-me mais para a segunda opção...

Abraço

5:03 PM  
Blogger JFC said...

Diogo em primeiro lugar devo salutar o teu regresso ao show-de-bola. Em segundo concordo que scolari tem desenvolvido um bom trabalho com um grupo que ele escolheu, agora dizer que com a sua saida o futebol portugues andava 20 passos para tras parece-me exorbitante e desfazado da realidade. Scolari e um bom líder de um grupo, não um obreiro de uma revolução, treinou e comandou a selecçao de forma exemplar mas em nada deu o contributo para uma melhoria do futebol português, os resultados dos sub-21 estiveram bem a vista, estamos a caminhar para o euro 2008 e nao temos um avançado subestituto nem do pauleta nem do nuno gomes...

6:30 PM  
Blogger JMP said...

parece me que o scolari n tem culpa para que não haja nenhum ponta de lança de alto nível disponível em portugal!!e sim, e sem duvida graças a scolari que este grande país tem mostrado ao mundo que só é pequeno em território( sem esquecer os feitos de humerto coelho e claro de otto glória)

6:37 AM  
Blogger JMP said...

não é "para que não haja" mas sim "de que não haja"

6:39 AM  
Blogger JFC said...

zep, scolari nao mostrou ao mundo nada que eles ja nao soubessem, que temos bons jogadores de futebol,agora mostrar que somos grandes la porque ficamos em terceiro ou em primeiro do mundial parece-me exagerado. Há muita coisa em que somos insignificantes, mas mesmo assim, aos olhos de muitos continuamos a ser essa grande pátria que descobriu a india...Se a grandeza de uma naçao fosse medida pela qualidade futebolistica seriamos comcerteza uma potência mundial, mas o Brasil a Argentina estariam no topo...
Sobre o exemplo do avançado so quis dizer que o futebol portugues nao melhorou com o scolari...A selecçao sim..

11:30 AM  

Post a Comment

<< Home