Monday, June 26, 2006

Road To Berlim part I : Oitavos de final


Todos os títulos desportivos apontam para um árbitro (Valentin Ivanov) sem categoria, mas não foi só russo que demonstrou uma falta de nível tremenda. Tanto portugueses como holandeses deram uma verdadeira lição daquilo que não se deve repetir num mundial de futebol: as entradas duras, as agressões, a falta de fair play foram constantes ao longo do jogo. Aí, Ivanov falha completamente ao perder o controlo a um jogo que poderia ter sido bem mais interessante.

Se os jogadores não ajudaram minimamente a tarefa da equipa de arbitragem, isso não é desculpa para o verdadeiro “arraial” que se passou dentro do campo, desde empurrões a entradas violentíssimas que foram punidas de mesma maneira que faltas de ocasião; de tudo um pouco se passou no Daimler-Goetb de Estugarda. Vejamos, todas as expulsões foram justificadíssimas, Deco logo na sua primeira entrada deveria ter visto o cartão vermelho apesar da atitude mais do que repreensível de Heitinga que numa bola ao ar segue a toda a velocidade para a baliza contrariando as indicações de Cocu para a bola sair dos portugueses. Mas não seria necessario um vermelho directo em vez de insistir no amarelo?Não se justificava nenhum cartão para as agressões dos holandes a portugueses e vice versa? Claro que sim...

Foi um mau jogo de futebol, que Portugal venceu, e merecidamente, jogou com uma garra e com uma vontade onde Maniche, Simão, Figo, Meira, Petit, Ricardo e principalmente Ricardo Carvalho e Miguel foram os heróis. Dos que jogaram deixo de fora Nuno Valente pois Robin Van Persie fez o que quis do lateral do Everton e em muitas situações só a falta de pontaria do holandês ou acção de Carvalho ou de Miguel evitaram o eminente golo das laranjas. A resistência estóica do “nobre peito lusitano” (Camões haveria de ficar contente com este jogo) valeu a passagem aos quartos de final, e agora ,terminando com tão bonitas e significativas palavras, “o céu é o limite”



Portugal, fez um jogo emocional, nada racional, onde a entrega dos jogadores valeu a passagem as quartos de final onde temos à nossa espera a poderosa selecção Inglesa que até agora não convenceu. Todavia, Deco e Costinha são cartas fora do baralho e Scolari deverá apostar em Petit e Tiago para colmatar a baixa dos dois jogadores. Se por um lado Petit é capaz de substituir Costinha, não creio que Tiago consiga ser o organizador que Deco costuma ser.

Mais uma vez Luiz Felipe Scolari mostrou que é devoto e que a nossa senhora não se esqueceu dele ao tornar invioláveis as redes defendidas por Ricardo. Tirar Pauleta por Petit é aparentemente uma jogada suicida, mas tal como foi com a Espanha em 2004 a bola por milagre…não entrou! Bom trabalho sr. Scolari!

Para os que afirmam que Portugal foi implacavelmente roubado, deixo algumas passagens da imprensa internacional:
“Deco veía al amarilla por una entrada que mereció la roja”…
“The experienced campaigner appeared to aim a head-butt at Mark van Bommel in Sunday's controversial win and could face a ban if Fifa investigate the incident”…
“Poco antes del descanso, el colegiado ruso Ivanov no pitó un penalti sobre Robben, que recibió una patada de kárate en el hombro por parte de Nuno Valente”
In Marca online
In Sky Sports


O que quero dizer é que os erros foram para os dois lados e não vale a pena deixarmo-nos influenciar pelas discussões sobre arbitragem onde culpamos veemente a nossa sorte, a jogada X ou o lance Y como fizemos no euro 2000 e no mundial 2002. A verdade é que nessas provas não temos uma única razão de queixa das arbitragens…Ontem, Ganhamos, isso é que interessa!

Labels: ,

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo com tudo. nao acho k pertugal tenha sido escandalosamente roubado. so axo k o arbitro teve um criterio mto arbitrario! Perdeu logo o controlo do jogo ao mostrar so amarelo à falta k lesionou o Ronaldo. Claro k se so mostra amarelo àquilo nao pode mostrar a mais nada!! Mtos erros.. por ex. a jogada k dá a expulsao ao Van Bronckorst nunca na vida é passivel de 2º amrelo! Os jogadores tiveram mal.. mas o arbitro pior! Rua com ele!

5:17 AM  
Blogger JFC said...

o big phil nao prima pela inteligencia tactica....nunca primou...ele dá verdadeiros tiros no pé que acabam por sair...bem! è incrivel mas é capaz de ser o unico treinador a defender durante 40 minutos e nunca sofrer um unico golo foi assim com a espanha e ontem com a holanda...Se virem e conhecerem a carreira dele, ficam estupfactos com a sorte com senhor foi tendo ao longo dos anos..

Apesar de tudo, isto nao lhe tira mérito!

6:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

o 2 amarelo ao deco e ridiculo.. mas tendo em conta como o jogo estava acho k o deco nem sequer devia ter tocado na bola. Pegou nela e assim sujeitou-se ao critério arbitrario do arbitro.
Sim em relaçao ao penalty do robben ele parte em fora de jogo k alias ja tinha sido assinalado.

12:14 PM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

Claro que os erros foram p os 2 lados!
Aquilo mais parecia um jogo Lordemão-Tovim das distritais.

Além disso, todos sabemos como a imprensa internacional gosta de Portugal, de treinadores e jogaodres portugueses. Daí que de imprensas desses países, nomeadamente alguns que ainda poderemos encontrar no caminho, nada poderemos esperar, a não ser hipocrisia e imparcialidade.

5:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

axo inadmissivel nao terem despenalizado o deco! mais uma vez a fifa vem, com isto, dizer-nos k para os países pequenos o acordo de fair-play é nao mais k uma formalidade, um exemplo de hipocrisia!

Deixo uma pergunta no ar: Com a Inglaterra, Alemanha, Itália será k esta decisao, agora tomada com Portugal, nao ia soar a escândalo e parcialidade? O meu palpite é k sim..

P.S. Nunca houve nenhum precedente de despenalizaçao de jogadores, mas os precedentes têm k começar nalgum lado.

Abraço

6:00 AM  
Blogger JMP said...

o deco devia ter sido expulso qd levou o primeiro amarelo...e obvio q n ia ser despenalizado...agora cunha vais me dizer q o scolari e campeao do mundo em 2002 c o brasil vice campeao da europa com portugal e (ate agora) levaou nos ate aos quartos de final do mundial e e sorte???e um bom treinador obviamente e ta a calar todos os q o criticavam e diziam q o mundial de portugal seria desastroso

3:24 PM  
Blogger JFC said...

acredita, não lhe tirando o mérito, o sr. scolari tem uma sorte de outro mundo, eu mostro-te o artigo no publico que li sobre a carreira dele...melhor era impossivel. Agora ele tem que criar as condições minimas para haver sorte...Nao ha duvida que consegue formar grupos coesos.Essa é a sua grande arma, é incrivel como em 3 anos de selecção nao houve nenhum escandalo do genero fugas do estagio, "meninas paulas", alhos e cenas afins...Tudo cenas que se foram passando ao longo do mandato do senhor madail..

5:52 PM  
Blogger JFC said...

Band, o Ezquias nao serve para a academica mas serve para o porto?Mais uma vez a direcçao da academica errou ao deixar sair um bom jogador de creditos firmados para entrar outro(S) brasileiro(s) Káká(douglas) que a qualidade é duvidosa...

Depois do moisés qualquer dia vem o abrao para o scp

4:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

o deco devia ter sido expulso.. como tb devia ter sido logo no inicio o belarouzh por falta sobre o Ronaldo.. alem disso as equipas ainda em prova devem ser um estatuto diferente. A Holanda foi para casa é indiferente. Portugal é k arca com as consequencias de uma arbitragem miseravel.

2:08 AM  

Post a Comment

<< Home