Sunday, July 09, 2006

Squadra Azzura!


Estou há quase uma hora para ver se me sai algo de digno de uma final de um campeonato do mundo. Antes de vos falar desse derradeiro jogo que decidiu o vencedor, é preciso não esquecer o jogo de ontem em que Portugal perdeu por três bolas a uma contra o anfitrião, a Alemanha que neste mundial esteve fantástica tanto desportivamente como em termos de organização e acolhimento.

No Olímpico de Berlim cerca de setenta mil espectadores assistiram logo aos 7 minutos “Zizou” a por os gauleses em vantagem através de uma grande penalidade executada à “panenka”. “Foi sol de pouca dura” a vantagem francesa pois aos 19 minutos, Marco Materrazi, o “carniceiro” como é conhecido em Itália, restabeleceu a igualdade com um poderoso golpe de cabeça que sossegou não só os milhões de italianos, mas também milhões de portugueses que ansiavam pela derrota de Domenech e seus pupilos.
O jogo quase sempre equilibrado, foi para prolongamento com uma ligeira supremacia italiana, contudo Zidane ia fazendo das suas, e com um ou dois toques de talento ia pondo em sentido a baliza à guarda de Gianluigi Buffon.

Quando os “bleus” começavam a ter algum controlo sobre a partida, o mesmo Zidane, talvez o melhor jogador dos últimos dez anos, é expulso após um acto irreflectido ao agredir com a cabeça Materazzi. A partida dirigiu-se então para o desempate nas grandes penalidades onde Fábio Grosso confirmou a quarta vitória dos italianos em campeonatos do mundo, pondo toda a península itálica em verdadeiro alvoroço.


No final, o vencedor, é justo, mas é preciso não esquecer o grande mundial que a França faz, começa mal, mas acaba de cabeça erguida, como um justíssimo segundo classificado que poderia ter chegado ao primeiro!

Estranho, ou não, que acaba por ganhar o torneio é uma equipa que está envolvida num grave escândalo de corrupção desportiva onde parte dos jogadores estão envolvidos (Buffon, Zambrotta, Cannavarro, Del Piero, Camoranesi, Toni, Inzahgi, Pirlo, Gattuso, Oddo e Peruzzi), aqui é preciso premiar o trabalho de um “Mago” do futebol italiano, Marcelo Lippi, antigo treinador da “vechia signora” conseguiu manter um grupo unido tal como Klinsman na Alemanha ou Scolari em Portugal…No fim, a capacidade técnica e defensiva dos transalpinos aliado a uma profundidade no plantel, só por exemplo todos os avançados da selecção marcaram pelo menos um golo, fizeram com que a “Squadra Azzura” sucedesse ao Brasil!

Labels: ,

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

o Zidane e uma besta!

2:57 PM  
Blogger DM said...

De facto, nao percebo como é q um jogador com a experiencia de Zidane e mais q habituado à alta roda do futebol mundial tem uma atitude daquelas... È incrivel!

Jonh...
A Alemanha esteve, de facto, fantasticas desportivamente mas chegou-me aos ouvidos q a organização nao foi das melhores!
Em relação a Italia, foi, sem qq duvida, uma justissima campeã... Foi de longe a equipa mais consistente e equilibrada, basta ver q apenas sofreu 2golos e os 12gols q marcou foram distribuido por 10jogadores (apenas Toni e Matterazi bisaram)... Na minha opiniao houve 2jogadores q se destacaram: Cannavaro e Pirlo... Cannavarro foi o melhor defesa do torneio enquanto Pirlo mostrou o porque de ser o melhor, mais completo e elegante trinco do mundo...


abraço

5:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acordo com a noticia de que, Zidane e o melhor jogador do Mundial! triste demais! Canavarro, pirlo, buffon....enfim!

"O Zidane e uma Besta"

3:18 AM  
Blogger JFC said...

miki
Parece-me obvio que a fifa iria atribuir o premio a zidane...Não porque ele tenha sido o melhor, mas por estar a terminar a carreira, sei que isso não e argumento mas todos sabemos como a FIFA é.Mesmo assim, parece-me que o zidane borrou a pintura, nao me chocaria nada esta vitoria se nao fosse a cabeçada que deu no materazzi, ele e sem duvida alguma o melhor jogador dos ultimos 10 anos!
ZéGonças a frança é um justo segundo classificado, eliminou a espanha, o brasil(campeão do mundo) e Portugal...Os dois primeiros com um merito inegável, e Portugal nao teve quaisqueres argumentos para dar a volta ao jogo..
Diogo, daquilo que me apercebi a alemanha esteve irrepreensivel tanto a nível de organizaçãos como na recepção de todos os adeptos. Pelas imagens que vi, não demonstraram nada ser um povo frio mas sim afavel e capaz de conviver..

Este mundial foi bem melhor que em 2002, e até as arbitragens melhoraram...Sem grandes casos, talvez o maior beneficiou a itália ou o penalty nao assinalado ao togo! Fico contente por assim ter acontecido!

6:56 AM  
Blogger José Maria Pimentel said...

O Pirlo não é trinco! É nº8...médio esclarecido! ;)

3:15 PM  

Post a Comment

<< Home