Friday, December 15, 2006

Eu, Carolina


Como tinha prometido a mim mesmo, em Dezembro regressaria para mais um exercicio de flagelação intelectual. A minha agenda, sobrecarregada, tem sido um entrave para o meu contributo no blogue. Se bem que era, e é, uma coisa que me dá um inquestionável prazer, tenho que assumir que a preguiça supera qualquer vontade de escrever mais regularmente.
Penso que tudo, é perecível; nasce, cresce, e naturalmente morre. Neste exacto momento em que vos escrevo, o show-de-bola, está ligado a uma máquina.

Penso porém, que a situação calamitosa do futebol português que conheceu novos e interessantes capitulos esta semana, merece a minha atenção. Começo por dizer, que os acontecimentos desencadeados pelo dito "Livro" de Carolina Salgado ex-companheira daquele que alguns classificam de "Papa" português são a confirmação do que todos nós já desconfiavamos há muito.
Se por um lado a credibilidade de uma mulher traida, abandonada e com um passado (usando um eufemismo) duvidoso é quase zero, o que é descrito no futuro best-seller Eu, Carolina é por demais grave para não ser investigado e levado a tribunal.
As acusações feitas pela ex-stripper a Pinto da Costa são a prova como o futebol está completamente disvirtuado, corrompido. Mais, o presidente do Porto é só a ponta de um giganteco iceberg de corrupção activa e passiva que assola as instituições desportivas, camarárias, empresariais do nosso país.É por de mais gritante, a actuação da "santissima trindade" que teima em minar o desenvolvimento social e economico português. Falo do triumvirato composto por autarcas, construtores civís e dirigentes desportivos que lançam ávidamente os seus tentaculos em todas as areas, destruindo, estragando, estagnando tudo de bom que há "neste cantinho à beira-mar plantado". Esta estrutura corrompida que se instituicionalizou na sociedade portuguesa, é uma mascara, uma fachada por onde se escondem verdadeiros criminosos que usam a modalidade para atingir fins pessoais.


Outra questão que me é necessaria abordar é a excessiva mediatização do futebol já que é um negócio que contribui muito pouco para o nosso PIB. È certo que anda nas bocas do mundo, toda a gente comenta, toda gente fala, toda a gente liga para foruns de discussão mas os estádios continuam vazios, os clubes atravessam graves dificuldades financeiras, o futebol praticado continua a baixo de outros campeonatos, alguns dos nossos melhores jogadores partem para a Roménia para jogar em clubes de meia da tabela.
Há, portanto, algo de mal no futebol português. Algo que as boas prestações das equipas nacionais nas competições internacionais vão escondendo; se por um lado este processo do apito dourado não resolverá todos os problemas, pode ser visto como um exemplo cabal, como um vento da mudança, que trará transparência e honestidade a um negócio e um desporto que toca a uma vasta legião de entusiasticos fãns.



Frase da Semana: "gosto muito do futebol clube do Porto, mas gosto mais da verdade desportiva" Miguel Sousa Tavares

Labels:

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

bom texto!

7:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

puta

3:45 PM  

Post a Comment

<< Home