Tuesday, September 25, 2007

"Ele Vive"




Após um interregno nada prolifero decidi a bem da minha sanidade mental voltar a escrever para este blogue, muito por “culpa in abstracto” deste espaçohttp://www.footballdependent.blogspot.com/. Não que me queira comparar com os autores deste sitio da Internet, mas senti que podia voltar a comentar o desporto-rei como sempre me propus: de forma descomprometida, divertida e incisiva.
Depois do auge que esta casa conheceu no segundo semestre da época 2005/2006, não pretendo fazer as crónicas dos jogos, algo que é extremamente secante, mas sim narrar “estórias” dos magos e lendas do futebol.


Já que estamos numa fase de renascimento e inicio deste terceiro e derradeiro ciclo do “show-de-bola” irei narrar-vos a “estória” dramática de um mago do golo (ao que parece renasceu graças ao milagre de médico catalão chamado Cugat), que como tantas outras “gazelas africanas” do nosso tempo prometeu espalhar o seu perfume pelos relvados da Europa mas as sucessivas lesões e problemas físicos o impediram de valer os “18 milhões de contos”.
Depois desta deixa será fácil identificar de quem estou a falar, Pedro Manuel para os familiares e amigos que o viram crescer num das centenas de bairros empobrecidos de Luanda, Mantorras para o mundo do futebol, um caso paradigmático de um super-talento, sub-aproveitado desportivamente e super-aproveitado mediaticamente.
Será de certo estranho a empatia que este jogador estabeleceu com a massa associativa benfiquista, estranho e porventura inexplicável será também a forma como foi tratado pelo clube que o embandeirou e simbolizou como expoente máximo de um Benfica dos novos tempos. O que é certo, é que o “novo Eusébio” atravessou o “deserto” correndo o risco de não voltar a fazer aquilo que mais gosta, jogando várias vezes infiltrado, jogando várias vezes em risco de deteriorar a sua condição física, tudo em prol da grandeza do Sport Lisboa e Benfica…
Este jogador, que muitos dos nossos rivais afirmam de vulgar, tem a capacidade que nenhum Liedson, Quaresma, ou mesmo Simão tem para levar ao rubro uma multidão sedenta de espectáculo sem ter que tocar na bola; vulgar ou não tem o dom de fazer sonhar milhares de pessoas no estádio só por entrar em campo, e isso, meus amigos é tão raro, como impagável num mundo que tende a comercializar-se a cada momento que passa.

O departamento médico encarnado pode-se ter esquecido dele, Santos, Koeman e os sucessivos treinadores que passaram pela Luz também (a excepção talvez por falta de opções chamou-se Giovanni Trappatoni) mas que não haja dúvidas que os benfiquistas o retiveram sempre na sua memória tornando uma festa sempre que saia para o aquecimento…
Por tudo o que proporcionaste, que ao mesmo tempo foi tanto e tão pouco, por nos fazer acreditar que é possível, por alimentares os nossos sonhos, por fazer valer a pena ir ao estádio só para te ver jogar….


Obrigado Pedro Mantorras





P:S Até agora a possível recuperação do Mantorras e apenas especulação o médico que tratou deste reforço muscular diz que pode voltar ao normal….Eu quero acreditar que sim!

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home