Sunday, September 30, 2007

Bonito Bonito era dar o litro e não por as culpas no gajo do apito....

Por esta altura do campeonato as coisas (infelizmente paras os clubes da capital) já vão mais ou menos encaminhadas, o Porto ruma a todo o gás para o tri-campeonato! Apesar de ser cedo para fazermos qualquer tipo de futurologia, o Futebol clube do Porto já só depende de si para ser campeão e se gerir esta vantagem convenientemente o titulo já não lhe foge…

Sobre o derby de ontem, que opôs Benfica de Camacho ao Sporting de Bento, vou tentar analisar o jogo do modo mais imparcial possível (dentro de algumas limitações obvias de qualquer adepto benfiquista), repara-se que esta análise não será de jogada a jogada mas sim um balanço do jogo.
Ora bem, já ouvi alguns ecos da partida em os responsáveis sportinguistas imputam responsabilidades do empate ao arbitro Pedro Henriques, bem, são capazes de ter razão, mas não os ouvi queixar de ninguém quando ficou um penalty por marcar ao Setúbal no passado fim-de-semana (a tal coerência que postumamente referirei).
Sobre os hipotéticos três penaltys aqui vai de maneira telegráfica: o primeiro não estou em condições de comentar pois não vi bem a jogada, o segundo: se o homem fosse decepado uns minutos antes talvez pudesse ser considerado “castigo máximo”, se ele tem os braços colados ao corpo como e que é possível considerar-se falta? Terceiro: a falta sobre Adu é indubitável fica a duvida se é fora ou dentro de área.


Creio que de um modo geral, concordarão comigo que tanto o Benfica como Sporting ser terão que se queixar de si próprios em vez de culpabilizarem o arbitro propriamente dito, já que o espectáculo de ontem foi fraco e muito pouco atractivo, e ambos os treinadores mostraram pouca ambição.
Só que há boa moda portuguesa, é mais fácil responsabilizar terceiros, é mais fácil dizer que a culpa não é nossa, que só não ganhamos porque não nos deixaram. Há jogos em que isso acontece (aconteceu com o Estrela por exemplo) mas há também (ainda) pessoas que conseguem manter um discurso coerente demonstrando enorme fair-play, Daúto Faquirá foi exemplo disso mesmo na conferência de impressa que sucedeu o jogo de quarta-feira.


Por fim de salientar os pontos positivos do jogo, Anderson Polga, enorme a defender, limpou uma série de jogadas de golo iminente. Freddy Adu poucos minutos em campo, mas começa a mostrar que é jogador, não acredito que seja uma mais-valia ainda esta época mas acredito piamente que irá trazer grandes alegrias à nação benfiquista.
Nuno Gomes entrou bem na partida, mas acabou por protagonizar negativamente o momento do jogo quando falha quase escandalosamente um golo de baliza aberta, se tivéssemos um “Lisandro” em campo outro galo “concerteza” cantaria.
È pena que que nem todos tenham o desportivismo do treinador estrelista, que haja gente no futebol que aproveita cada momento, cada erro, para tentar destabilizar e tirar proveito disso...e nisso não há dirigente desportivo que passe incólume.


O empate ajusta-se como uma luva as duas equipas, que tem dar uma grande volta se quiserem lutar pelo campeonato, todavia, é preciso dizer que a responsabilidade do Sporting é bem maior, pois tem a mesma “grande equipa jovem cheia de futuro” que todos os sportinguistas tanto se orgulham ao passo que o Benfica para alem de ter uma equipa nova, tem treinador novo que chegou já depois da pré-época.

Labels:

3 Comments:

Blogger JFC said...

porra nem quando o rei faz anos alguem comenta isto????

11:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nao ha duvida q temos "uma grande equipa e cheia de futuro", mas nao e a mm da epoca passada. Para q vejas sairam 4jogadores nucleares: Ricardo, Caneira, Tello e Nani...
Na minha opinião a responsabilidade maior é do SLB, afinal nao foi o Sporting q gastou 27milhoes (!) de euros em novas contratações... Em relação aos penaltis: ha 2 por assinalar a favor do sporting e um a favor do SLB. Nao me venhas dizer q o do Katso nao é. Se ele tivesse levantado os braços (gesto corrente entre os futebolistas) a bola nao lhe tinha tocado!!!

Abr, é u prazer regressar ao show de bola...

6:43 AM  
Blogger JFC said...

Diogo obrigado, tenho andado tão alheado que só agora respondi aconselho-te vivamente a leitura deste blogue www.footballdepent.blogspot.com

Apesar do rapaz ser benfiquista ferrenho vais ver que vale a pena!

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home