Monday, May 08, 2006

Cá por cima!


Está confirmado. Porque é que sempre acreditei? Os resultados falaram por si.
O ponto de ontem foi conquistado ao Marítimo. Estávamos no fim de uma época em que chegámos a ter tudo para acabar tranquilamente e numa posição aceitável. Mas andámos a mandar pontos ao ar na Amadora e noutros jogos, vendo-nos assim obrigados a viver minutos do mais intenso sofrimento e fazer contas terrivelmente desesperadas. Nunca esperei que o Marítimo viesse a Coimbra facilitar a vida a ninguém. Vieram procurar a vitória, lutando sempre pelos 3 pontos (destaque para Valnei, Filipe Oliveira e Marcinho). A Académica atacava sem fio condutor, lançava jogadas que perdiam vigor a partir do meio campo, proporcionando ao Marítimo contra ataques que podiam deitar tudo a perder. Joeano marca golo e, enquanto todos aplaudiam, eu não via motivo nenhum para fazer a festa, mostrando a minha raiva por ainda não estar a ganhar. E quando tudo parecia virado ao contrário, quando tudo parecia perdido e a virar-se contra nós (altura em que a naval marca) … eis que, na sequência de uma falta (eu estava lá em cima, não consegui ver se era ou não falta, mas quem viu de perto disse que houve uma falta limpa e outra mais duvidosa a impedir o perigoso ataque em curso), Joeano confirma porque é que é o jogador mais importante que esta época passou pela Briosa. Ainda bem que o Marcel se foi embora, só assim o Prof. Nelo conseguiu entender que Joeano é muito mais indicado que ele para o jogo da Académica. Joeano resolveu e, graças a ele, a Briosa comemora uma das mais sofridas manutenções de que há memória.
É notável que com uma equipa de onde se aproveitava Joeano (bem melhor que o otário do Marcel), Zé Castro (que mesmo assim “ainda tem muita relva para comer”), Roberto Brum e Filipe Teixeira (quando não se punha a inventar em cima dos defesas adversários), tenhamos conseguido a manutenção. É sabido que outros, com equipas bem melhores acabaram despromovidos. O que se passou pode também servir de lição para uma futura política de reformulação da época 2006/2007, para melhorar um futuro com base nos erros do passado. Faz sentido também mudar o técnico. Embora o Prof. Nelo tenha feito um grande trabalho (com muita coisa em que eu discordo), penso que esta é uma altura para repensar muita coisa e reformular com o máximo de calma e ponderação, quer isso implique ou não a sua saída.
O projecto pode ser um grande conjunto de medidas e alterações. Certo é que todas elas têm que visar a continuação de um projecto de aquisição de jogadores de qualidade e, principalmente pela aposta em jogadores de escola, evitando equipas de “cortadores de picanha”, que usam o respeitável emblema da Académica como passaporte para uma “Europa de vedetismos” que apenas existe na cabeça destes brasileiros sem consciência que apenas ambicionam protagonismo. Não digo que não haja brasileiros impecáveis no futebol, obviamente que sim; porém, casos como o de Marcel são exemplos intoleráveis da má formação e da forma como a mentalidade de alguns infelizes pode minar o seu próprio raciocínio como profissionais de futebol. Casos como este nunca mais poderão ser tolerados de novo! Vamos formar, vamos ponderar para poder ambicionar! De lamentar é também que a saída de Zé Castro (um jogador de futuro) não traga quase contrapartidas nenhumas a favor da Briosa. Já agora, felicito Vinha, Rui Miguel, Fausto, Ito, Sarmento, Piloto e os jogadores jovens "da casa", desejando-lhes todas as felicidades ao serviço da camisola negra, porque acho que é nestes talentos e nos que produzimos que se deve apostar!

Mais uma liga termina, este ano com o pertinente nome de Bet And Win… E a minha aposta foi a seguinte: Briosa na primeira! Esta foi a aposta que eu acompanhei. Raramente precisei da Sport TV, só falhei 5 jogos (a maioria deles fora), chegando a sair de Lisboa propositadamente muitas vezes. Não sei quantos Euros gastei, não sei quantos quilómetros percorri… Mas valeu a pena! Ganhei! É isso que me interessa. Fui um vencedor no estádio, sempre na bancada!

Muito obrigado aos que acreditaram comigo, que me encorajaram, que estiveram comigo nos estádios e nas viagens, foi uma época maravilhosa de grandes recordações. O futebol praticamente mandou na minha vida, houve alturas em que me fez mesmo mal à cabeça. Ninguém imagina o sofrimento que foi no domingo, nem sei como é que saí do ECC vivo. Sei que foi uma grande época e que, embora nem todos compreendam isto, é para mim cada vez mais um prazer seguir a Briosa pelo país e poc Coimbra e depois relatar por aqui umas coisas. Abraços



SE JOGASSES NO CÉU, MORRIA PARA TE VER

3 Comments:

Blogger JFC said...

lol este teu conjunto literário podia ter o nome de crónicas de um fanático!Mais uma vez parabens a aac e ja agra manuel machado, e briosa na europa!

10:38 AM  
Blogger José Maria Pimentel said...

Quando eu vir a Briosa passar do 10º lugar ou chegar longe na taça, acho que vou a Fátima a pé (bem...a Fátima também, não. Ao estádio, vá! :P)

9:48 AM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

podias fazer como os teus amigos de gmr e ir ao bruxo de fafe
AHAHAHAHAH

11:22 AM  

Post a Comment

<< Home