Monday, May 08, 2006

Lá por baixo...


Lá por baixo, as despromoções deram me tanto para me rir, como para me revoltar. Quero deixar aqui a minha desilusão e tristeza pela despromoção daquele que é quase um segundo clube para mim. Não sou homem de segundos clubes, mas tenho muita estima pelo Belenenses pela sua dignidade (apenas superada pela Briosa). Gosto imenso do Estádio do Restelo, tanto pela vista que tem para a cidade, como pelas boas memórias que tenho de quase todos os jogos que lá fui ver. Lembro-me de há uns anos ter visto este grupo ser despromovido e espero que rapidamente voltem a regressar ao escalão a que pertencem: a primeira liga! Pela sua postura, pela sua massa associativa, o Clube de Futebol “Os Belenenses” representa um grupo que tem que estar presente todos os anos, junto com a AAC, em desafios para o escalão máximo do Futebol Português.
Um treinador que muito tem deixado a desejar, uma autêntica peça de colecção, não chegou para rentabilizar o trabalho de Meyong, Paulo Sérgio, Marco Aurélio, etc…

Tudo isto tem origem numa conjuntura desfavorável aos homens da Cruz de Cristo. Uma derrota ingrata com o Gil Vicente, a equipa do anti-jogo, um justo merecedor da descida de divisão que quase nada fez digno de nela permanecer a não ser uma prática abusiva de “queima-tempo” em grande parte dos jogos.
Também a Naval não demonstrou ter equipa que merecesse a manutenção no escalão máximo do futebol português. Sérias fragilidades e uma consistência fraca no futebol praticado. Tenho pena desta equipa, já que sonha rivalizar com a AAC (a avaliar pelas atitudes e insultos dos adeptos). No entanto, tenho-os como uma equipa de concelho, um grupo humilde… respeito-os pela humildade que têm e não admitem. Tenho pena desta equipa de uma terra tão bonita. Mesmo com todo o ódio que os seus adeptos possam ter à Académica, eu espero que se vão mantendo na I Liga como conseguirem, mentalizados, no entanto, que nunca conseguirão rivalizar com a Académica por questões óbvias de dimensão institucional e de massa de apoio visíveis a qualquer um que consiga ver futebol. Daí, penso não valer a pena responder a quaisquer insulto daqueles adeptos, visto que apenas representam tentativas frustradas de iniciar uma rivalidade para a qual não têm qualquer capacidade.
O Paços de Ferreira este ano, parece ter empregue bem o dinheiro da indústria do móvel, pois, a par com o Estrela foram aqueles que no início dava como despromovidos e que acabaram (embora com sérias limitações), salvos da despromoção.
Não tenho dúvidas que Gil Vicente, Naval e Paços (nunca o Belém...) mereceriam bem mais a despromoção do que a Académica. Como todos eles se aguentaram, há que tratar de precaver o futuro!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ó bandeirola!!! ouve uma coisa uma equipe k leva meia duzia de gatos ao estadio so merece tar a 2 foram bem enterrados

1:00 PM  

Post a Comment

<< Home