Monday, May 15, 2006

Os 23 da discórdia!

Já está, já foram anunciados os 23 jogadores que irão representar Portugal no mundial da Alemanha e Scolari provou que das duas uma: ou é incompetente ou é parvo e gosta de brincar com todos os portugueses.

Nunca fui apoiante do actual técnico nacional mas foi me convencendo até ao dia 4 de Julho de 2004, quando Portugal perdeu escandalosamente contra a Grécia. Nesse jogo, não me restaram dúvidas quanto as capacidades do seleccionador. Se bem que fez um bom europeu, Portugal não mostrou soluções para derrotar os helénicos e demonstrou uma total descoordenação no campo sem conseguir construir uma jogada com principio meio e fim. Mais do que isso não foi capaz de arriscar lucidamente, não foi capaz de tirar Ronaldo, (o craque luso chegou a chorar ainda o jogo não tinha terminado). Em suma, um rol de falhas técnicas impossibilitou Portugal passar do “quase campeão”. Porquê duas derrotas com uma equipa que não se compara com a nossa? Porquê é que Scolari subestimou o adversário e nem sequer foi ver a meia-final entre Grécia e rep. Checa. Mais, Portugal demonstrou uma incrível falta de trabalho de casa, sem jogadas estudadas, sem trabalho defensivo eficaz, os “kinas” (que invenção tão bonita) limitava-se a confiar no talento dos jogadores, na união do povo, que tão bem exaltou o patriotismo que há muito que não era visto, e na nossa senhora do Caravaggio, santa que o nosso bom seleccionador já teria encomendado a vitória na final da luz.Lindo!




Como diz o povo, “não vale a pena chorar sobre leite derramado” por isso falo do presente da nossa equipa A. Durante os últimos 2 anos foram chamados pouco mais de 20 jogadores, e variadíssimos que fizeram boas prestações nos seus clubes nem sequer uma mísera oportunidade tiveram desse omnisciente senhor, Luiz Felipe, de seu nome Scolari. Pedro Mendes, Tonel, Pedro Emanuel, Ricardo Rocha, João Tomás, Derlei,(a sportv não passa jogos da rússia e se o homem nem para ir ao Restelo se levanta…) para não falar de Vítor Baia foram completamente esquecidos pelo homem forte, pelo menos é assim que gosta de ser conhecido, do futebol de Portugal.
Seguindo a lógica do sapientíssimo Gilberto Madaíl, o nosso querido presidente da FPF, “ Scolari é o patrão na selecção e o resto são operadores”, o canarinho seria à partida aquele homem que teria como função não só orientar a equipa principal mas como coordenar todo o futebol português. Não sei mas acho que todos nós temos a ideia de ver “Felipão” nos estádios a observar jogadores ou então em acções de formação, ensinando treinadores mais inexperientes.
Para além de cumprir as suas funções à risca, Scolari, têm a maravilhosa capacidade de conseguir alguns escaparates, criando “guerrinhas” pessoais que nada contribuiem para a selecção . Relembremos só o caso “Baía” em que abre uma polémica desnecessária com o futebol clube do Porto ao convocar Bruno Vale quando os dois primeiros guarda-redes do clube do jovem jogador são portugueses, ou, então, mais recentemente as picardias com Agostinho Oliveira, para mim um homem sério e obreiro de uma verdadeira revolução no país de Eusébio, em que se afirmava dono e senhor da equipa sub-21. Ridículo, desculpe lá senhor Scolari mas não consigo deixar de me rir, com tanta parvoíce que nos tem brindado nesta sua passagem por terras de Viriato e D. Afonso Henriques.


Por fim, falarei, dessa famosa, e ridícula convocatória que apresentou à coisa de 2 horas, por amor de deus(já que é um homem católico) Ricardo Costa suplente no porto, Maniche época em que conseguiu uma bolita ao poste e uns quantos cartões, Hugo Viana bom jogador mas sem lugar nesta equipa, Bruno Vale guardião de 23 anos do…Estrela da Amadora, e por fim, Costinha um jogador que se encontra sem clube, com tanta convocatória inconcebível é impossível algum português se sinta satisfeito com as escolhas do Brasileiro. Não eu como cidadão, sinto-me ultrajado, com tamanha afronta ao desporto Nacional, ficaram nomes como Quaresma, Moutinho, Manuel Fernandes, Tonel, Ricardo Rocha, Carlos Fernandes, Paulo Santos, Pedro Mendes, ou João Tomás qualquer um destes teria lugar neste grupo à frente dos jogadores atrás mencionados. Estes homens, mais do que nós devem sentir-se indignados com a falta de integridade do seu “chefe” mas sem dúvida de consciência mais tranquila do que muita gente para os lados da Federação.




Este post poder-se-ia chamar “manifesto anti-scolari”. Mas não, hoje apenas escrevo representando todas as vozes críticas ao trabalho que o “sargentão” tem desenvolvido desde 2003. A todos os que o ainda apoiam espero bem, que para um melhor futuro da nossa selecção nacional, para que não sejamos continuamente humilhados por esse senhor, que Portugal tenha uma campanha decepcionante…Peço desculpa pelo meu radicalismo, mas não o aguento mais, e odeio tudo aquilo que ele representa!

Labels: ,

17 Comments:

Blogger JFC said...

tudo bem, se nao quiser convocar nao convoca. Agora nao vai buscar o terceiro supelente só mesmo para gozar com o tal jogador. Queria ver como te sentirias!è uma questão de respeito pelas pessoas!

3:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

OH CARALHO QUE TITULO EH ESSE ?!?! TB NAO CONCORDO COM O SCOLARI, MAS A EQUIPA QUE VAI REPRESENTAR O NOSSO PAIS NAO EH VERGONHA NENHUMA!!! TU EH QUE ES UMA VERGONHA, TU E O PETIT!

3:33 PM  
Blogger JFC said...

adrix obrigado por nos teres brindado com tamanha demosntração de fair play. A critica está boa!

Zé Gonças, tive que generalizar pq senao nc mais saia daqui...Sobre o Quaresma e sobre outros craques "esquecidos" pelos seus seleccionadores chega la para 5a ou 6a feira

3:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei do post....mas e assim, se criticas a convocação do Ricardo Costa por ele ser um suplente do porto, como e que defendes a convocação do Ricardo Rocha?

P.S.: fico triste com o esquecimento de José António

4:20 PM  
Blogger JFC said...

primeiro o Ricardo Rocha, é melhor jogadore que o ricardo costa, segundo fez mais jogos esta época. Terceiro só disse que mereceu durante este ano uma convocatória para a selecção. Tal como outros jogadores que scolari pura e simplesmente ignorou. EU acho que este homem gosta de gozar com os portugueses, e principalmente com os portistas...So quero que se va embora!

5:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tens razão...o Ricardo Rocha fez mais jogos (+2) 16 jogos a titular na 5º melhor defesa no campeonato e viu 5 amarelos e 1 vermelho...Ricardo Costa jogou a titular 14 vezes na melhor defesa do campeonato! (- 13 golos sofridos) viu 4 amarelos e ainda fez um golo! Sem falar nas 93 internacionalizações, e quase sempre a capitão! Os números falam por si

5:59 AM  
Blogger JFC said...

miki, eu penso que apesar de todos os louros que ricardo costa este não passa de um jogador banal que tem uma apetencia para a corriqueirice. Não querendo comparar os casos, o Ricardo Costa também tem um curriculo melhor que o Meira ou que o Jorge Andrade ou então o Maradona e o Francescoli(2 lendas do futebol sul americano) a nivel de clubes o que ganharam?

6:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

hey...cala.te o scolari é so o campeão do mundo... se ele escolheu aqueles 23 e pq sabe o q ta a fazer...e se fores la tu nao fazias melhor !! agora cala.te e espera pa ver como vai ser o Mundial

12:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

maradona...levou (sozinho)sozinho o napoles ao scudetto! mas isso agora nao interessa, Força Portugal!

2:40 PM  
Blogger José Maria Pimentel said...

Ora bem... vamos por pontos:

1. A convocação do Maniche não é tão estúpida como isso. Normalmente estes jogadores que jogam pouco durante o ano chegam aos mundiais (ou europeus) em excelente forma e pouco cansados (veja-se o Milan Baros no Euro 2004). O próprio Mourinho (semi-Deus do futebol moderno :P) já disse que ele estava no pico da forma.

2. Quanto ao Costinha, pode-se passar o mesmo...ou não! Porque 6 meses sem jogar e com pouco treino não é exactamente o mesmo do que jogar pouco.

3. Para 7º defesa, Scolari tinha claramente que convocar um polivalente. Porquê? Porque este jogador só será utilizado numa situação extrema e não se sabe em que posição da defesa. Em suma, tem que valer por 3. Ora, visto isto, só sobram 2 jogadores: Ricardo Costa e Ricardo Rocha. O primeiro tem a vantagem da experiênicia na selecção (mais de 90 internacionalizações nas camadas jovens) e a experiência nas várias posições da defesa, Rocha tem a vantagem de ser, simplesmente, melhor. Assim, acho que este último devia ter sido convocado, embora não ache um grave erro ter sido escolhido o Ricardo Costa.

4. Bruno Vale. É um jovem jogador, que muito improvavelmente será utilizado. Como tal, parece-me bem para lhe dar experiencia. Costuma-se convocar para 3º guarda-redes um jogador jovem. neste caso, este parece-me o melhor, pese ainda o facto de já ter experiencia nos sub-21.

5. João Moutinho. Face à inexistência de outro nº10 capaz seleccionável, parece-me que este seria o melho para substituir o Deco. Mais. Moutinho joga como Hugo Viana não joga, nem nunca jogou. Se isto não é suficiente, adicione-se o facto de ser bom para uma seleccção refrescá-la com juventude (como outras selecções estão a fazer).

6. Quaresma. Todos sabemos que o Boa Morte fez uma boa época. Mas alguém se lembra de ele ter feito alguma coisa de jeito na selecção? Quaresma seria o jogador ideal, pois o que Portugal necessita é de alguém que possa entrar e decidir e não de um jogador regular. Pois Quaresma nunca poderia jogar a titular.

7. João Tomás. Junto com Nuno Gomes foi o melhor marcador português no campeonato, ao qual chegou atrasado. Já na época passada o tinha sido. Comparação com Helder Postiga? Não me parece.

8. Hugo Almeida. Provavelmente o cerebro mais diminuto do futebol português (uma jogada de contra-ataque conduzida por ele está votada ao fracasso), mas o único ponta-de-lança que sabe jogar sozinho, bem ao estilo da selecção. Veja-se como ele joga nos sub21.

3:48 PM  
Blogger JFC said...

Mestre, primeiro acho que a convocatoria do ricardo costa, serviu apenas para "Picar" o Porto.
Segundo o Hugo Almeida poderia realmente dar jeito em diversas situações, terceiro, creio(espero estar enganado) que o Maniche vai ser um zero ou pouco mais do que isso!O bruno vale, nunca teria qualidade para jogar!O benfica nunca imaginaria ter que por o Nereu mas durante um mes viu-se privado dos seus dois primeiros GR.Moutinho ou Manuel Fernandes um dos dois teria lugar nestes 23..Boa Morte Merece uma ida a este mundial tanto como o quaresma, viana,maniche e costinha é que não!Antes de tirar o Boa morte tirariamos o Simão e eu sou benfiquista!

6:18 AM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

tentas não ser o típico portuga, cunha, mas não consegues, é mais forte do que tu...
vai começando a deixar crescer a bigodaça lololol

11:38 AM  
Blogger JFC said...

oh bandeirinha, todas as criticas que aqui faço são legitimas. No entanto se Scolari provar que estou errado, e fizer uma boa campanha, sou o primeiro a assumir que estive errado.
Mas realmente, tu, que todos os fins de semanas vinhas criticar tudo e todos que prejudicassem(mm que nao fizessem)a tua briosa, n creio que sejas a pessoa indicada para criticares essa minha suposta faceta!

2:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

continuo a dizer.. nao vamos a lado nenhum sem o marco ferreira na selecçao. k escandalo

4:15 PM  
Blogger JFC said...

por um lado espero bem que sim...Agora se não chegarmos pelo menos aos quartos de final é uma falhanço!

6:49 AM  
Blogger DM said...

Cunha...
RIcardo Rocha na convocatoria
? Nao me façam rir... Mas sera q ainda ng percebeu q este jogoador é o tipico q so e bom em Portugal? Se por acaso fosse ao mundial e disputasse algum jogo tenho perfeita consciencia q nao acabava a primeira parte devido a expulsao... Neste tipo de competiçoes sao necessarios defesas finos, elegantes, pouco faltosos e c experiencia a nivel de seleçoes... Ora, Ricardo Rocha nao preenche nenhuma destas caracteristicas por isso Scolari tem razao em nao o convocar... O Ricardo Rocha e um auntentico caceteiro q so nao e expulso em todos os jogos pq joga em Portugal e num dos grandes! Apesar de me custar (pla belissima epoca q o Tonel fez), depois de reflectir, o Ricardo Costa e a escolha ideal pq reune duas caracteristicas essencias: experiencia em competiçoes c selecçoes e polivalencia...

Em relaçao ao Maniche tb concordo uma vez q nao jogou qd foi para o Chelsea pq foi operado em Dezembro perdendo grande parte da epoca... Segundo, Mourinho esta nop pico de forma e, na minha opiniao, maniche em forma e do melhor q ha no mundo a nivel de meio campo!

Nao concordo com a convocaçao de Hugo Viana... Alem de mt melhor jogador, o Moutinho jogou c regularidade e é a unica verdadeira alternativa a Deco (se isso realmente existe...)

Outra coisa nao percebo tdo esse odio plo Scolari. So relembro q este senhor nos levou a um sitio od nc estivemos: final de uma grande competicao de seleçoes...

Scolari e das melhores coisas q aconteceu a equipa das quinas!!!

Abraço

9:26 AM  
Blogger JFC said...

o ricardo rocha contra o ronalinho tambem ia acabar expulso logo a meia hora porem nem um amarelo viu! segundo, o ricardo costa é uma arruaceiro da pior especie, basta lembrar os jogos de atenas, as tristes figuras que esse menino fez, terceiro os centrais fortes são sempres importantes relembro o jorge costa, "the tank", como era conhecido em inglaterra!
Quarto, o scolari la porque nos levou a uma final(ele e o povo portugues) nao tem o direito de gozar constantemente comnosoco!è uma nulidade tacticamente,pelo menos eu assim vejo, e teimoso que nem um burro! Este mundial e o tira teimas, se vencer holanda,rep checa ou argentina nos 8os de final sim sr...tem todo o meu apreço se não, bem pode começar a justificar a exobitancia de salario que aufere quando todos os dias se pede contenção aos portugueses, se o futebol com todo o mediatismo que tem, é o exemplo que quer dar..tudo bem, para mim scolari representa suprestições,sanguesugismo e parvoice.
Agora, é esperar para ver...

2:25 PM  

Post a Comment

<< Home