Sunday, February 26, 2006

E quem não salta é lampião ole ole

Desloquei-me ontem à noite ao Estádio cidade de Coimbra para ir assistir o clube da minha cidade contra o "grande" sporting...
Grande, pelo menos acho que já foi o segundo maior clubue português mas neste momento está ao nivel do Braga ou do nacional, isto na opinião do Eng. Rui Alves.
Ontem tive a confirmção desta tese já que as claques sportinguistas começaram a entoar "briosa é merda" ou o comum "filhos da puta slb", este tipo de comportamento demonstra toda a pequenez do conjunto leonino já que se sente obrigada a provocar um clube que luta pela manutenção e insiste em rebaixar a grandeza do Sport Lisboa em Benfica.
Por ter assistido a este pequeno espetaculo já valeu a pena ter saido de casa com aquele frio, numa palavra: gostei

Labels:

5 Comments:

Blogger DM said...

Jonh...
Não e o Sporting q esta em 5º lugar mas sim o Benfica... Nao entendo o Eng. Rui Alves (essa referencia da sociedade portuguesa) ao dizer q o Sporting e do mm campeonato do nacional ou do braga... Mas desse senhor ja espero td! Parece-me q nao é o Braga q é do campeonato do Benfica mas sim o benfica do campeonato do Braga uma vez q estes se encontram a sua frente, alias, tal cm o boavista...
Vê-la se acordas para a vida, ou entao chamamos o Levezinho para resolver o assunto!!!

8:47 AM  
Blogger JFC said...

Diogo ainda bem que te vejo aqui a comentar por que assim sei que consegui atigingir os meus objectivos. Gostava de me explicar qual a necessidade de uma equipa dita grande provoque os adeptos da académica, um clube que é bem aceite pela maioria das pessoas. Se fosse contra o Guimarães ou Boavista em nada me opunha com as provocações leoninas, agora com a briosa? Outra coisa que me irrita solenemente mas que ao mesmo tempo me deixa extremamente feliz é o facto de sempre que o sporting ganha as ckaque verdes e brancas entoarem canticos anti-benfica..Como diria o manel lagarto obrigado por nos fazerem tão grandes!

10:41 AM  
Blogger JMP said...

diogo...és ridículo...Os teus adeptos são ainda mais ridiculos.Não apoiam a equipa.Cantam contra a maior instituiçao nacional,o benfica,para veres a nossa grandeza.E nós,Benfica, além de sermos campeões estamos a fazer uma bastante boa campanha na liga dos campeões,tenso num jogo até derrotado o campeão da europa.Axo que estes jogos comparados com os do sporting nos elevam para um campeonato superior.

8:32 AM  
Blogger DM said...

ok... Ainda bem q vcs pensa tds assim! Continuam a menosprezar o Sporting, o tal clube q deu BANHO DE BOLA na luz... O ano passado infelizmente o meu clube fez o mm erro c vcs e o Slb acabou a festejar o titulo! Veremos se este ano nao ha uma alteração de papeis... Mta gente iria engolir mtos sapos!

5:35 AM  
Blogger DM said...

A nossa imprensa é mesmo o máximo! Leva um clube ao colo (já está habituada) fazendo-lhe a publicidade necessária quando é necessário! Basta ver hoje, dia em que o benfica defronta o Liverpool, as manchetes do jornais! Não vi tamanha demonstração de fé ou confiança quando o Porto e o Sporting chegaram a uma Final europeia!

Com o Sporting a imprensa é algo... diferente, eu explico-me:

- O Sporting Clube de Portugal vence o Setúbal em casa por 1-0, já há crise no Sporting, no outro clube mesmo depois de 3 derrotas em 4 jogos não se passa nada!
- O Sporting Clube de Portugal convoca (de acordo com os seus estatutos) uma assembleia geral extraordinária para saber se vai ou não vender o seu património imobiliário NÃO DESPORTIVO e fala-se logo em falência em letras grandes! Será que o Porto ou o benfica têm algum património imobiliário não desportivo? E quando venderam... houve tanto teatro?
- Dois jogadores profissionais trocam 'mimos' num treino, os jornais dizem que há falta de respeito e que o balneário está destruído... no benfica andam às cotoveladas, aos pontapés aos estalos....até o capitão anda à pancada com o director desportivo e não se passa nada... é só por causa da pressão positiva devido a uma concorrência saudável!

Depois vêm uns iluminados dizer que o Projecto Roquette é um desastre! Mas será que sabem o que é esse tal Projecto Roquette?

Para começar o José Roquette pegou no Sporting depois de certos aventureiros egocêntricos terem deixado o clube numa situação económica precária! Quando um outro clube apelidado de glorioso andava a pedir esmola aos sócios com uma operação coração (1 e 2) e títulos fundadores, o Sporting estudava a viabilidade de um projecto financeiro que deveria assegurar o futuro da equipa de futebol por muitos anos e deixar o clube numa situação económica invejável! Mas como?

A maior despesa de um clube de futebol é a aquisição e o ordenado dos seus jogadores profissionais, a base do projecto Roquette é a Academia de Futebol do Sporting Clube de Portugal, essa academia deverá em 10 anos (2008) ser capaz de fornecer 70% do plantel da equipa principal leonina. Por outro lado a construção de um novo estádio permitirá ao Sporting poupar os custos de manutenção (cada vez maiores) do Estádio de Alvalade.

Assim foi. Um project finance foi elaborado com um conjunto de bancos e tanto a Academia como o Estádio eram projecto financiados e viáveis ANTES de Portugal ter o Euro2004 ou seja o Sporting auto-financiaria o seu próprio futuro.
Esse financiamento previa a venda de jogadores (de preferência saindo das escolas do Sporting já que a margem beneficiária seria exponencialmente superior a uma mais valia clássica), foi assim que Quaresma, Cristiano Ronaldo e outros Hugos Vianas contribuíram para que o project finance fosse um sucesso empresarial elogiado pelo mundo financeiro e os resultados das acções leoninas na bolsa demonstravam isso mesmo!

Sim! Porque o Sporting Clube de Portugal foi sempre um clube pioneiro em Portugal! Fomos o primeiro clube a ter núcleos, fomos os primeiros a ter uma claque organizada, fomos os primeiros a ter um site na internet e fomos os primeiros a ser uma SAD e as acções do Sporting Clube de Portugal SAD voaram que nem pãezinhos fresquinhos!

O Sporting deve esse sucesso, no meu ver a 3 homens:

José Roquete, Dias da Cunha e Miguel Galvão Teles, sem eles o Sporting dificilmente seria o que é hoje um clube reestruturado do ponto de vista financeiro, estável e assente num projecto sólido.

Começa a parte mais difícil já que o projecto Roquette foi ampliado para um investimento bem maior do que o inicialmente previsto e isso depois do 2º titulo leonino num novo século.
Ao Estádio e à Academia juntaram-se um prédio para a sede do Clube, um centro comercial (!), uma clínica e um centro de jogos!
E neste momento que muitos sportinguistas (eu incluído) fiquei mais séptico com a direcção que as coisas estavam a tomar. O Sporting era cada vez mais gerido como uma empresa e cada vez menos como um clube! Os resultados positivos eram cada vez mais os lucros da SAD e cada vez menos os sucessos desportivos do Sporting. Tinha a impressão que o Sporting acarinhava mais os seus accionistas do que os seus sócios!

Fiquei pasmado quando vi uma entrevista na TV aonde o Luis Duque debatia as suas ideias frente a um desconhecido administrador da SAD e a diferença de ponto de vista era enorme!

Um vive pela grandeza do clube a nível desportivo, outro vive pelos lucros e viabilidade do mundo empresarial Sporting.

A verdadeira pergunta desta Assembleia Geral de 23 de Fevereiro é saber se queremos um Sporting ecléctico ou uma empresa de sucesso?

A gestão do Centro Comercial Alvaláxia, da Sede, do Bingo é ineficaz e medíocre! O Sporting não foi feito para gerir imóveis! Para isso tem que se pagar a empresários com ordenados chorudos a tempo inteiro! Na base desses investimentos deviam-se auto-financiar e dar lucro suplementar para que este seja investido na equipa principal de futebol...não é o caso, então o que se faz? VENDE-SE e passa-se a outra coisa!

A vida do Sporting é o Futebol não são as empresas! O Sporting deve guardar os imóveis, a vocação desportiva e vender o resto com lucro!

Mas vir falar de falência? O Sporting tem um passivo superior a 400.000€, mas tem como activos um estádio, uma academia (que é bem real e não um projecto!), um centro comercial etc... a titulo de comparação o benfica tem um passivo de +/- 360.000€, quais são os activos que formam a contra-parte desse passivo? Os passes dos jogadores como Mantorras, que foi avaliado em 18 milhões e penhorado sem que ninguém acreditasse que o benfica o conseguiria vender por mais de 6 milhões?
Mas nesse caso ninguém fala de falência...porque será?

Primeiro porque o benfica NÃO é cotado na bolsa logo não tem as mesmas obrigações que o Sporting! Os seus dirigentes podem afirmar o que querem aos jornalistas que lhes prestam vassalagem e passa a "santa palavra do Orelhas" para o publico sem ter provas do que avança!

No Sporting é diferente! Qualquer negócio tem de ser divulgado à CMVM, os negócios e todos os seus contornos (como o ordenado por exemplo)! Por isso quando o Sporting renovou com o Liedson e pagou 8,5 milhões por 4 anos já fazia os títulos da imprensa! Mas alguém que conheça tão pouco o mundo dos negócios pensa que o benfica pagou zero quando adquiriu passes de jogadores internacionais a custo zero? E ninguém revela QUANTO esses jogadores ganham... porque será?
Há quem diga que o Moretto passou a ganhar 75.000/mês e que isso tem deixado muitos "campeões nacionais" (da treta) furiosos! Mas ninguém divulga os números ao mesmo tempo que passam para o público a imagem de um clube "transparente".

Amigos benfiquistas, perguntem-se porquê que o Orelhas é refém do Veiga! Porque é que o Veiga pode dizer e fazer o que lhe apetece e terão um inicio de resposta!

E o Porto? Que património tem? O Porto é um pouco um milagrado! Se não fossem as vitórias na UEFA e na CL o Clube teria um passivo avassalador! Lembro que o Porto treina de borla num centro de estágio que pertence à câmara de Gaia e que recebeu uma ajuda 10 vezes (!!!) superior ao Sporting pela construção do seu estádio! Vendeu meia dúzia de jogadores por mais de 100.000.000 e mesmo assim a saúde financeira da sua SAD não é brilhante porque o dinheiro foi-se e pouco ficou!

O Sporting pode dar-se ao luxo de mudar a sua politica de investimento, os outros poderão dizer a mesma coisa?

Claro que agora fala-se muito em "crises" na SAD do Sporting... as demissões são de facto algo de novo!

Em oito anos de SAD, já houve demissões em quatro ocasiões diferentes em 1998; em 2000; em 2001; e em 2004. Porquê? Por uma razão muito simples: o mundo do futebol é um mundo de paixões e de emoções.

O problema é que Dias da Cunha meteu na cabeça que será o presidente do centenário, e não percebe que frases, do estilo só faz falta quem cá está, são desastrosas. Além disso, já não ouve ninguém e só grita com quem lhe tenta fazer ver as coisas. Por isso, cometeu um erro que foi fatal para Sporting e que, se calhar, nos custou o campeonato: ter feito um manifesto com Luís Filipe Vieira.

Mas não posso esquecer o contributo que Dias Cunha tem dado ao Sporting, nomeadamente em termos de reestruturação financeira, permitindo que o clube seja hoje um projecto apetecível para muita gente.

Ao ponto de alguns 'notáveis' não hesitarem em dizer que o Sporting "está, neste momento, a cinco milhões de euros de não precisarem mais de vender nenhum jogador no final da época para sustentar o orçamento do ano seguinte."

Um avanço de vários anos sobre outros clubes, mas que alguns sportinguistas temem poder vir a perder-se, caso o Sporting continue a cometer os mesmos erros, possibilitando o aparecimento de um aventureiro qualquer.

É isso que explica igualmente a dança de nomes que já começou, e que aponta para Dias Ferreira, sem excluir Ernesto Ferreira da Silva, Luís Duque ou até Júlio Rendeiro, Filipe Boutton ou Pedro Lynce, que alguns ex-dirigentes gostariam de ver substituir Dias da Cunha. Com o beneplácito, ou pelo menos a tolerância, dos dois bancos credores do Sporting - BES e BCP. Que poderiam ser sensíveis ao argumento de que a degradação do clube as deixaria reféns do tal aventureiro.

Depois da demissão do Dias da Cunha, o Filipe Soares Franco aceitou ser o presidente interino até as eleições.

Agora que o Filipe Soares Franco "traiu" Dias da Cunha ao candidatar-se à presidência do Sporting (tendo jurado que não o faria!) já tem lista e tudo!
E são só vedetas, vejam só:


O destaque vai, obrigatoriamente, para o provável regresso de Miguel Ribeiro Telles e de José Eduardo Bettencourt, figuras intimamente ligadas aos mais recentes sucessos desportivos e que gozam de grande popularidade no universo leonino, mas também são de sublinhar os ingressos de Diogo Vaz Guedes, presidente da Somague (a quem já pertence o Benfica ;-) ), de José Maria Ricciardi, presidente do Banco Espírito Santo de Investimento, e Filipe de Botton, presidente da Logoplaste


Entretanto a nossa equipa de futebol vai fazendo o seu caminho, sem vedetismos, sem declarações mégalomanas e com um objectivo ganhar!

Na minha modesta opinião, o Sporting deveria vender os imóveis não desportivos e concentrar-se no que interessa: o desporto em geral e o futebol em particular!

Mas o facto de ver tantos candidatos à presidência do Sporting Clube de Portugal reconforta-me na minha opinião! O Sporting está forte e recomenda-se, se não porque é que tanta gente andaria à guerra para ser presidente de um clube quando há uns anos o José Roquette nem um adversário tinha!!

5:26 PM  

Post a Comment

<< Home