5 jogos míticos!
Após alguma reflexão decidi deixar aqui, na minha opinião os 5 jogos mais espectaculares da história do futebol...A falta de cultura não me permite fazer melhor mas se alguém se lembrar de algum jogo que mereça figurar neste Top 5 , aceito todas as sugestões….
1- Barcelona X Atlético de Madrid (5-4), 23 de Março de 1997: O jogo do século
Quem viu este jogo na meia final da taça do Rei de 97 assistiu com certeza a um dos mais espectaculares jogos da história

2- Argentina X Inglaterra(2-1), A “mão de Deus”
Há quem diga que os jogadores não ganham jogos sozinhos mas nos quartos de final do Mundial do México de 86 Diego Armando Maradona provou o contrário, esta partida foi a consagração máxima de um “deus” vivo do futebol, a obra prima de um génio. O astro argentino resolveu a partida com dois golos que ficaram para a história o primeira marcado com a mão após a saída mal calculada de Peter Shilton, o segundo uma incrível corrida de mais de 50 metros antes de desfeitear pela segunda vez o guardião britânico…A organização da equipa de Robson, Shilton e Lineaker foi derrotado pela “mão do diabo” de Maradona.

3- Bayern Munique X Manchester United(1-2): A sorte de ter Beckham

Corria o minuto 91, o golo apontado por Mário Basler dava ao conjunto Bávaro a liderança de uma final até ao momento fraca. Os dois minutos de compensação dados pelo árbitro nada faziam prever o resultado final, o Manchester carregava e conseguiu um pontapé de canto, que poderia salvar a equipa Britânica, reza a lenda que David Beckham o talentoso médio direito do United viu responsáveis da UEFA a transportarem a Taça com as cores do Bayern, Beckham em fúria coloca a bola na cabeça do gigante guardião, Peter Shemeichel, que serve da melhor maneira Teddy Sheringham para fazer o empate…Parecia que tudo indiciava prolongamento mas por mais uma vez os espectadores se enganaram, na jogada seguinte Ole Gunnar Solskjaer virou o resultado para 2-1!!! Foram os dois minutos mais rentáveis da história….nunca se tinha visto tamanha reviravolta numa final europeia! Fica para a história a vitória dos “red devils” que igualam a façanha de 68, que faz com que Alex Fergunson se torne tão importante no seu clube como Matt Bushby, Bobby Charlton ou George Best.
4- Liverpool X Ac Milan (3-3): 6 minutos loucos
6 Minutos bastaram para o Liverpool restabelecer uma igualdade a 3 golos que tinha sido desfeita logo aos 2 minutos com um golo do veterano Maldini. Aos 59 minutos poucos (incluindo Rafa Benitez, o espanhol que já tinha eliminado o super-favorito chelsea) acreditariam na vitória “red” contudo Steven Gerrard, Luís Garcia, Xabi Alonso e companhia mostraram que os jogos só acabam quando o árbitro apita!
A estrela do jogo, foi o guarda-redes polaco Jerzy Dudek que após uma série de excelentes defesas nega o penalty decisivo à estrela rossonera, Andryl Shevchenko. Depois da tragédia de Hesley em 85, o Liverpool recupera a grandeza de outros tempos liderado por um espanhol chamado Rafa Benitez…

5- Alemanha X RFA : Final do campeonato do mundo 74
Dizem os críticos desse tempo que a maior injustiça da história do futebol foi a Holanda de Neeskens e Cruiff nunca ter ganho nada. Dizia-se que era impossível ganhar a equipa com tamanha qualidade e que o “futebol total “ de Rinus Michels era muito dificil de parar. O que é facto é que a Holanda depois de tão brilhantemente ter afastado a Argentina e o Brasil perde contra RFA de Beckanbauer e Gerd Muller por

Um choque para todos os amantes do futebol que viam a selecção dos países Baixos a herdeira do Brasil como melhor selecção do mundo…Johan Cruiff o melhor jogador europeu de todos os tempos afirmou”já me perguntei muitas vezes se trocaria os elogios que recebemos pelo título em si mesmo, sinceramente não creio que trocaria”. Fica então o tributo a essa selecção mágica que apesar de não ter conquistado rigorosamente nada marcou uma era…Fica para a história o 4-3-3 e o show-de-bola à europeia…
O jogo ficou marcado por extrema eficácia germânica e uma solidez defensiva incrível, tendo sobressaido Frans Beckanbauer, o "kaiser", este libero liderou as hostes alemãs contra o poderio ofensiovo holandês que apesar de ter começado a ganhar acabou por perder...
Este top 5 é só uma sugestão....
Labels: Grandes Competições, grandes jogos
7 Comments:
Falta aí o lendário 5 - 3 à URSS no mundial de 66.
o 5-3 nao foi a coreia do norte?Sim já me lembrei de um ou dois jogos que poderiam ter figurado aqui...o 4-3 do liverpool na final da taça uefa o lendário 6-3 ou o empate a 4 contra o Bayer Leverkusen, falo do benfica nos dois ultimos..
O lendario 6-3?!! Pq e q nao falas do inesquecivel 7-1?!
porque foi uma goleada histórica sim sr...mas nao teve a emoçao nem o espetaculo do 6-3....ou já agra tmb punha o 8-3 que o monaco deu ao depor(semi-finalista da epoca 2003/2004) ganha pelo..)por acaso nem era má ideia!
diogo...qual e que é mais famoso e espectacular???tu és um gajo que só ve mm as coisas po teu lado...ridiculo
Zep...
Eu stenho q ser o lado contrario da balança... Uma vez q sou o unico Sportinguista q frequenta este blog e obvio q tenho d ver o lado verde e branco...
Abraço
mas n e ver o lado sportinguista.Deves dizer a verdade.Admitir estas coisas.
Post a Comment
<< Home