Sunday, March 05, 2006

Rapaziada ouçam bem o que vos digo


Tenho reparado que temos um leitor que insiste em defender as cores de um clube, que muito sinceramente pouco contribuiu até hoje para dignificar o nome de Portugal no estrangeiro…


Sei que muitos defendem que em Portugal os clubes se resumem ao Benfica e aos outros. Mas também sei que estas palavras são falaciosas porque para além do Benfica, o Porto já demonstrou que é uma equipa de grande dimensão.
Afirmo isto categoricamente porque eu próprio, benfiquista ferrenho, tenho momentos de anti-portista e tenho inveja de alguns feitos que o clube da invicta tão brilhantemente conquistou há poucos anos. È verdade, assumo-o no dia 26 de Maio de 2004 eu estava a torcer pelo Mónaco como não tenho dúvida que muitos dos portistas estariam na mesma situação que eu se fosse o Benfica a jogar aquela final…

Há quem diga que o sporting clube de Portugal tem um projecto estável, com futuro, e que os outros ditos grandes são “levados ao colo” pela nossa comunicação social. Penso que o autor desta tese não mede bem as suas afirmações.
O sporting é o clube que mais se expõe às crises, chega a fazê-lo de uma maneira ridícula, não foi o presidente do Benfica que veio à televisão queixar-se das arbitragens e arranjar desculpas, como a de culpar o fulano e o beltrano ou então arranjar um suposto “sistema” que iria prejudicar o seu ilustre sporting.

Pena que o sporting, um clube que até poderia ter uma certa piada se não quisesse fugir ao estigma de terceiro clube todos os anos, se reveja como candidato crónico ao título. Deveria apostar na formação, como fez e bem, e não gastar o seu dinheiro de maneira quase absurda em jogadores que não valem metade daquilo que a Sad paga por eles.
Não, o sporting não está no mesmo pé que Benfica e Porto, é triste mas é verdade. A gestão leonina tem sido danosa ao ponto de contratar sucessivos treinadores, lembro Fernando Santos e José Peseiro, que descuidaram completamente a formação que tinha sido iniciada anos antes sob a batuta do único homem que conseguiu dar ao sporting alguma dignidade, Laslo Boloni. Goste-se ou não, o Romeno ganhou um campeonato uma taça e uma supertaça, e lançou para o futebol nomes como Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo ou Hugo Viana que correspondeu a um encaixe financeiro de quase 40 milhões de euros. Impressionante.

Impressionante foi também a gestão Roquette, tão má, que conseguiu trazer um rol de péssimos jogadores por Milhões, chegaram dezenas de argentinos caros e com pouco nível e destes apenas destoaram Aldo Ducher e Heinze( este ultimo nunca se impôs no clube).


Para terminar, acho que até já dei demasiada importância mas quando não se tem mais nada que fazer escrever um pouco ajuda a clarificar algumas ideias, relembro a todos os sportinguistas a maneira como o capitão, Pedro Barbosa foi tratado e volto a apontar o dedo à falta de fair play e ética desportiva que os grupos de apoio ao sporting tem. São sem duvida os mais arruaceiros, e sem duvida aqueles que mais tem um complexo de pequenez já quem em cada golo marcado pela equipa leonina ouvimos o típico “filhos da puta slb”…

Labels: ,

18 Comments:

Blogger DM said...

ok Jonh....
Coitadinho de ti, um misero benfiquista! Continua com o teu ter ceiro lugar e o teu presidente com as ja famosas promessas do titulo europeu e q o luisao, o nelson ou o simão sao saiem do clube nc por menos de 25milhoes de euros...
Vcs sao, de facto, um clube do mais ridiculo q existe!

12:49 PM  
Blogger JFC said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:27 PM  
Blogger JFC said...

ridiculo ou não, continuamos a ser a maior instituição desportiva em Portugal..Sou orgulhosamente benfiquista ao contrário de ti que és adepto de um clube semi-amador que ambiciona alcançar a grandeza do glorioso.Por alguma razão nunca ouviste falar de anti-sportinguistas?
Há uma coisa que tens que aprender o Benfica não se caracteriza pelas direcções que tem tido antes pelo contrário, todas elas tem sido caóticas e nada dignas do clube.. Mais se alguma vez quiseres falar de medidas ridiculas do teu sporting estás à vontade porque estou a tua disposição.

Saudações Desportivas

3:32 PM  
Blogger DM said...

Clube semi-amador?!!!!!
Este tal clube SÓ é (somando todas as modalidades), imediatamente a seguir ao Barcelona, o mais titulado da Europa!
Quem foi o 1o clube a ter no seu estadio uma placa da Uefa com 5estrelas (q basicamente diz estadio de eleção)? Quem foi o primeiro clube a ter em Portugall uma academia de Futebol (segundo os especialistas, uma das melhores do mundo)? A maior parte dos atletas olimpicos medalhados sao/foram de que clube?! Qual é o club qe segundo José Mourinho nao existe igual em Portugal na area da formação? Quem foi o primeiro clube portugues a estar cotado na bolsa de valores? Qual é o clube q lança sistematicamente jovens jogadores? Qual foi o clube q formou mais de 50% das habituais escolhas do seleccionador nacional? Qual é o clube q possui mais protocolos com os grandes colossos europeus? De q clube era o jogador q mais golos marcou num so campeonato em Portugal? Qual é o clube q nao ve o seu nome manchado na praça publica devido a escandalos de corrupção?
Parece-me q as respostas a tdas estas perguntas se reduzem a 3palavras: Sporting Clube de Portugal.
Abraço...

3:29 PM  
Blogger DM said...

A fundação do clube (Os Catataus)

O Sport Lisboa foi fundado numa farmácia de Belém.

Nasceu da união entre o Grupo dos Catataus e a Associação de Bem com a colaboração de ex-casapianos, no dia 28 de Fevereiro de 1904



No Sporting era assim:

Ricos rapazes dos verões de Belas

As sementes do Sporting foram lançadas num campo de Belas. Criou-se um clube, jogou-se em Seteais para rei ver, foi o delírio. Guardado estava o melhor bocado.







A roupa no chão e o banho do poço

Uma das primeiras bolas foi comprada ao Lisbon Cricket Club por 1500 réis. As redes das balizas já tinham sido utilizadas pelos pescadores da Trafaria



No Sporting era assim:

Sonhos caros e «grande Sporting»

José Alvalade convenceu o visconde. E mais incendiou os sonhos. Para construir o campo atlético precisou de 550 mil réis. Só à sua conta emprestou 200 mil







Vinho branco e outras contas (já tinham a mania do vinho)

Pela sede pagava o Sport Lisboa, anualmente, 78 mil réis. Outras despesas exigiam esforços, como a encomenda de 3 bolas de Inglaterra ou o pagamento ao guarda n.º 481 (...os lanches, constituídos por sanduíches e vinho branco, já custavam 2340 réis)



No Sporting era assim:

Clube à mesa da pastelaria

De Belas para o Campo Grande. Clube muito mais chique. Com festas de alta sociedade. Com tanto «charme»...







Os primeiros problemas de calotes (tal como hoje)

A CP exigiu 10 mil réis por metro quadrado para a utilização dos seus terrenos. O clube não pôde pagar, a ordem de despejo foi entregue pelo guarda da passagem de nível.



No Sporting era assim:

Indivíduos de boa sociedade!

O Sporting foi fundado e tratou-se logo de fazer aprovar os estatutos, redigidos por José Alvalade. Assumindo-se, sem complexos, clube de «boa sociedade»







Desertores ou talvez não (a diferença)

O Sporting ofereceu campo, sede e... dinheiro aos melhores jogadores do Sport Lisboa.Para além disso, estreava uma bola em cada jogo. Irresistível, pois. Começou, de facto, na falta de um campo em Belém e na consequente saída de jogadores para o Sporting, a travessia do deserto. Muito provavelmente, o Sport Lisboa teria acabado, se não fosse o inconformismo de um punhado de homens, entre eles Cosme Damião

...O Sporting oferecia aliciantes que os futebolistas perseguiam: campo próprio, sede e dinheiro, a equipa estreava uma bola em cada jogo e este pormenor impressionava bastante quem nem sequer tinha uma, caso do Sport Lisboa.
...Talvez por este motivo, um dos irmãos «Catataus» diria, mais tarde, do seu desgosto por ao nome do Sport Lisboa ter sido acrescentado o do Benfica.



No Sporting era assim:

Canto de sereia e Sport Lisboa

Os jogadores de Sport Lisboa não se compadeceram com a falta de comodidades de um clube sem instalações ajustadas ao seu nível social e disso se aproveitou Alvalade







Subscrição pública de 27 mil réis para salvar o Sport Lisboa

Entretanto, Manuel Gourlade (igual ao Manuel Damásio) teve a ideia de lançar uma subscrição pública, em Belém, a favor do clube... Foi um êxito, pois rendeu 27 mil réis.







Troféus para o prego!

Duas estatuetas de bronze, os primeiros troféus do clube, perderam-se no esconso de qualquer casa de penhores, colocadas no prego por um contínuo aflito!







Casamento de conveniência

A pobreza franciscana do Sport Lisboa facilitou a criação do SLB. A ligação ao Sport Club de Benfica não foi casamento de amor. E houve até quem lhe chamasse anexação.






A águia na roda

Da união entre o Sport Lisboa e o Sport Benfica (ciclismo) nasceu o símbolo novo.

O emblema do Sport Lisboa e Benfica representa a união do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, ocorrida em 1908. O símbolo do Sport Lisboa encimado pela águia e pela legenda pluribus unum assentou sobre a roda da bicicleta do Grupo Sport Benfica, clube ecléctico que se dedicava fundamentalmente ao

ciclismo e ao atletismo. Desapareceu o escudo sobreposto na roda para dar lugar ao escudo do Sport Lisboa, que se dedicava, fundamentalmente ao futebol.



No Sporting era assim:

O leão de D. Fernando

De um anel de D. Fernando de Castelo Branco veio a inspiração para a escolha do símbolo. O conde impediu apenas que fosse colocado sobre fundo azul.







A herança e os empréstimos

Quando em Fevereiro de 1910, a Direcção recebeu 61$630 réis de uma herança houve suspiros de alívio. Mas para que maior fosse o desafogo lançou-se um empréstimo por acções (tipo Operação Coração).

...O grave problema financeiro, agravado por uma grande descida no número de associados, contrastava com os êxitos desportivos.







Imaginação em competição (o povinho)

Em dia de festa, um insólito torneio. Com corridas de burros... O Sport Lisboa e Benfica festejou o sexto aniversário com um conjunto de actividades onde quis demonstrar o seu eclectismo. ...também havia competições populares, como corridas de sacos, corridas de três pernas, corrida de burros e grande corrida de obstáculos. O concorrente era obrigado a saltar barreiras, mas descalço, porque as botas encontravam-se num monte delas. Havia que descobri-las, calçá-las e passar sob um oleado que tapava a vala cheia de lama e água. Outra passagem de barreiras. Depois, era preciso descobrir o pirolito marcado com o seu nome e bebê-lo (a eterna mania dos copos). Seguia-se a parte mais difícil, pedir a uma dama uma agulha e linha e chegar à meta com a agulha enfiada.
Quanto aos prémios, uma delícia de imaginação: relógios de mesa-de-cabeceira, pisa-papéis, bengalas, estojos com boquilhas, escovas para unhas e dentes encastoadas em prata; pentes para as bigodaças, tinteiros, garrafas de champanhe e de vinho do Porto (pois... as bebidas da ordem).







Arrufos com o Sporting

A crise desponta no Benfica com a ida de jogadores seus para o Sporting. As relações entre os clubes deterioram-se, semeando a rivalidade que ainda hoje subsiste.







Empréstimos de dez escudos (as esmolas tal como hoje)

O número de sócios continuava a crescer atingindo em Junho de 1915 o «mágico» número de 1000 sócios. Para vencer a crise lançaram-se títulos de dívida (a operação coração).







Nova ameaça de despejo

Com a venda do edifício da Gomes Pereira a ameaça do SLB ficar, de novo, sem instalações pairou. Mas um acordo com a escola normal permitiu-lhe continuar na mesma morada.



No Sporting era assim:

Sede de luxo no Palácio Foz

O Sporting instalou a sua sede no Palácio Foz. Sumptuosamente. Ao seu velho jeito elitista e aristocrático. Célebres ficariam as festas de Fim de Ano e de Carnaval







O ataque do Casa Pia

Com a fundação do Casa Pia, o Benfica esteve à beira do abismo (vivia a balões de soro, tal como hoje). Cândido de Oliveira partiu e levou mais alguém. Ribeiro dos Reis acabou por ficar, ajudando a salvar o clube da agonia. Em 1919 o Sport Lisboa e Benfica foi atingido pela debandada...







Guerras internas dívidas e... lucro!

Havia ainda ondas de tensão e sócios desavindos. Alguns deles bateram com a porta.

A gerência de 1930/31 foi marcada por uma série de incidentes internos na vida do Benfica, em grande parte reflectidos pelos castigos impostos a jogadores do clube, na sequência do Casa Pia-Benfica. Houve dissidências no Benfica, que levaram a largas discussões entre os associados, a demissões de directores e a várias ameaças de divisão.



No Sporting era assim:

A riqueza do Sporting

O Sporting possuía bens e riqueza que ultrapassavam já os mil contos. Uma grande fatia respeitava a propriedades e às contínuas valorizações que ia efectuando.








Traído por «leões»

O Benfica viu as suas pretensões liquidadas, no Campeonato da Liga, pelo «amigo leão».

Para felicidade do F. C. Porto. Mais feliz ficaria o tesoureiro do clube.

O ano de 1935 foi o primeiro em que se disputou o Campeonato da Liga, integrado na época de 34/35.







Ausência de títulos no futebol

O Benfica podia ter ganho tudo e não ganhou nada. No Campeonato Nacional ficou a dois pontos do vencedor e perdeu a Taça na final, frente à Académica

Um golo anulado, no último minuto, na Constituição, desvia o título do Benfica.
— Empolgantes desafios nas meias-finais da Taça entre o Benfica e o F. C. Porto (1-6 e 6-0).
— Grande jogo da Académica, na final das Salésias (4-3). «Nada a contestar» — disseram os «encarnados».
A época de 1938/39 caracterizou-se por, a partir daí, o Campeonato da Liga e o Campeonato de Portugal terem passado a ser designados por Campeonato Nacional e Taça de Portugal.



No Sporting era assim:

Sporting supercampeão

O Sporting foi invencível, arrebatando os títulos de campeão nacional da I Divisão, campeão de Lisboa e vencedor da Taça de Portugal. Mais houvesse...







Gastos altos no Campo Grande

Sem campo, sem títulos, sem dinheiro – mas com fé. Era assim o Benfica em 1941. Preocupação, sobretudo, com as despesas elevadas já feitas no campo do... Sporting!

... «Porém, cabe destacar a falta de campo próprio, elemento de transcendência tal que bem pode considerar-se o fulcro em volta do qual girou toda a actividade do clube, quer desportiva, quer financeira».
O Benfica, realmente, tivera de recorrer a campos que não eram seus e de utilizar um terreno para treinos sem um mínimo de condições.
Sobre uma quebra nos dinheiros dos Campeonatos, que já durava há três anos e as despesas que já se faziam no antigo campo do Sporting, indicado ao Benfica como o seu provisório recinto de jogos e, a diminuição do número de associados. O clube atravessava um período muito mau...







Campeão latino e golo-mistério! (era assim que se ganhavam taças)

Ninguém pode assegurar exactamente como aconteceu o golo que deu a Taça Latina ao Benfica. Os benfiquistas abespinharam-se quando se falou no... «golo suíço»! Junho de 1950







Festa «leonina» e Otto despedido

O Benfica cedeu o título ao Sporting. Depois de um jogo com o Belenenses, com a Polícia em dificuldade para evitar linchamento, rolou a cabeça de Otto Glória

Em 6 de Setembro teve início o Campeonato Nacional de Futebol, (1969/70). O Benfica perdeu, em Matosinhos, com o Leixões, por 0-2, e este mau começo foi a premonição de uma época sem brilhantismo.







Profissionais da bacalhauzada

Jimmy Hagan assumiu o comando do Benfica numa altura de descrença, em que os sócios acusavam os jogadores de profissionais da sueca ou da bacalhauzada







Um homem sem vergonha

Para substituir Jimmy Hagan, o Benfica tentou contratar Miljanic. O Real Madrid desencaminhou-o, Pavic foi a segunda escolha – e o Sporting sagrou-se campeão

Não havia de ser longa a travessia do deserto do futebol benfiquista. Apenas uma época. Na qual entrou data memorável para a história de Portugal — o 25 de Abril de 1974. Após ter, realmente, perdido o Campeonato, com menos dois pontos que o Sporting

3:31 PM  
Blogger DM said...

Jonh ja q falamos em dinheiro desperdiçado, nao queres comentar as enormes contrataçoes do SLb... Lembro-me, por exemplo de nomes como Dean Saundres, Michael Thomas, Pringle, Uribe, Ronaldo... Por amor de Deus, nao fales em contratação falhadas porquem o tteu clube é o grande especialista nessa materia!!! claro q tambem nao me poderei esquecer de nomes cmom Robinho, Maxi Lopez, Tommasson, Kalou, Zalayeta, D'Alessandro, entre muitos outros....

3:46 AM  
Blogger JMP said...

diogo...o que te interessa e que o teu clube tenha sido feito por ricos?ou que tenha perdido actualmente todo o carisma que teve em tempos qd era um unico grande a par do benfica? O unico grande rival do benfica para mim é o porto(e os portistas concordam comigo). Falando de presidentes podes ter a certeza que o nosso, apesar de possivelmente não ser o homem mais sério do mundo, está a fazer um trabalho como eu nunca vi no benfica e melhor do que os últimos do sporting.Manteve os activos importantes, reforçou bem o clube, aumentou incrivelmente o numero de sócios(apesar de nao concordar com a maneira como o fez) e está progressivamente a diminuir o passivo do clube.Tu, como bem sabes, és um faccioso imenso, e axo que isso te faz mal. Eu sei dizer bem dos outros clubes e dizer mal do meu quando existem razoes para isso(como tu bem sabes).Abraço

7:11 AM  
Blogger JMP said...

tem piada que so falas ate 1974...n falas daqueles 18 anos...falas do melhor marcador de um campeonato...Nos tivemos o jogador que mais golos marcou em Portugal e um dos melhores que ja existiu no Mundo...

7:19 AM  
Blogger JFC said...

é verdade quando dizes que o sporting a nivel de modalidades é um exemplo em portugal. Se me perguntares qual é o clube que melhores condições reune em natação ou atletismo respondo-te sem duvida nenhuma sporting. Agora tu és um adepto do sporting apenas no futebol ou vais dizer que vibras com as vitorias sportinguistas no hoquei? Mais nas 3 mais importantes modalidades o benfica destaca-se falo hoquei,basket e futebol...No futsal sao equilibradas ai sim existe grande rivalidade. Sobre o centro de estagio posso dizer-te que e obra de Laslo Boloni o melhor homem que passou por algum clube em aspectos de formação...



Ps. Pringle, Saundress, Minto, Harkeness, Gary Charles etc..Sao tudo contratações a custo zero ao contrario de hannuch,joao alves, wender, lang, kmet,krpan,kirovsky,spear,hugo e muitos outros

7:32 AM  
Blogger DM said...

Zep...
Pareces o Koemen q so se interessa com o Porto, ainda bem q pensam assim pq a brincar o Sporting ja ultrapassou o Benfica e ganhou, de forma incontestavel, no estadio da Luz!!!! Veremos se no fim do campeonato vcs ainda n vao engolir uns sapos... É essa vossa arrogancia q, este ano, vos vai fazer ficar no maximo em terceiro... Por mim td bem, quem ganha c essa mania q so o Porto interessa é, SEM DUVIDA, o Sporting!!
Enganas-te em relação ao jogador q mais golos marcou em Portugal, esse jogador era um argentino do Sporting e chamava-se Yazalde...
Jonh...
Tdos esses jogadores q referiste nao chegaram ao Bewnfica a custo zero, isso te garanto!!Lang, Kmet,Krpan,Kirovsky e Spear foram tds jogadores q estiveram no Sporting EMPRESTADOS!!! Wender e Hannuch (esteve a um passo do Benfica) foram, de facto, dos piores negocios da historia do Sporting.Tenho a impressao q o João Alves continua a sentir (e muito) o peso da camisola mas mais cedo ou mais tarde vai-se adaptar a esta nova realidade, reparem no caso do Luisão e do Deco q estiveram 1 e 2 anos, respectivamente, para se adaptarem a uma realidade completamente diferente daquela d onde tinham vindo...
Ja agr parabens pela vitória do Slb. Ser Sportinguista tb é isto, ao contrario de vcs nos sabemos apoiar pelo simnples facto de vcs defenderem oi nome de Porugal la fora, o q nao aconteceu a epoca passada q os benfiquistas apenas queriam q o Sporting chegasse a final da Uefa devido ao decisivo jogo na Luz. É a diferença!!
Abraço

2:24 PM  
Blogger JFC said...

o Julian Kmet custou aos cofres leoninos 4milhões de euros isso asseguro-te eu e até te posso confirmar! Realmente o Spear e o Kirosvky vieram a custo zero mas o Lang tmb custou dinheiro...(nao posso afirmar com certeza ao contrario do kmet) mais o tello custou 7,5 milhoes de euros...

2:35 PM  
Blogger DM said...

O Tello custo 6milhoes de euros! Tu es incrivel, pelo menos admite q o Benfica tem um sem numero de contratações falhadas!

6:25 PM  
Blogger JFC said...

Dani, Van Hoijdonk, Marchena tudo super jogadores mal aproveitados pela direcçao de manuel vilarinho...mais roger perdemos 2m de euros na sua compra já que custou 6M e vende-mo-lo por 4M...e o Tello custou 7,5 M posso contrataçao mais cara de sempre do sporting...Charles,Harkeness,Minto,Thomas,Saundress viram todos a custo zero ainda ontem tive a ver numa revista antiga que ca tenho em casa!

4:41 AM  
Blogger DM said...

Dani, Van Hoijdonk, Marchena e Roger...
Qual tera sido o total da compra destes jogadores? Alguns milhoes, não?!! E dps a maior parte deles foram vendidos por dinheiro inferior ao gasto na sua compra. Lembro-me q Marchena nem foi vendido, foi trocado por Zahovic!

6:20 AM  
Blogger JMP said...

o yazalde foi o melhor marcador NUMA ÉPOCA. O Eusébio é o jogador com mais golos no campeonato português.as derrotas com o sporting foram totalmente justas.sem dúvida.Como foram outras.Duvido que fiquemos em terceiro no máximo como tu dizes.O sporting é um clube bastante irregular e não acredito que aguente a sua posição.Mas parabéns se o conseguir.O facto de o benfica figurar nos quartos de final da liga mais importante deste mundo com toda a justiça já me deixa bastante satisfeito. E ainda estar a lutar em 3 frentes.E acreditar que ainda é bem possível o meu clube ser bi-campeão nacional.Acho que devias ter mais tento na língua.Estás a tres(3,5) pontos.é uma curta distancia para quem ja como tu ja diz ter asseguarado um dos dois primeiros lugares.Espero que te enganes para depois eu poder mandar te isso muitas vezes a cara.

10:04 AM  
Blogger JMP said...

e diogo...tu como uma das pessoas mais parciais que eu conheço nao me venhas dizer que isso e sportinguismo.conheço te mt bem e sei que querias que o benfica nao passasse.sabes perfeitamente.ao menos se sincero.

10:07 AM  
Blogger DM said...

Ai estas enganado! Nao gosto do Benfica pelas mais variadas razões mas daí a nao querer q passe na Liga dos Campeões vai uma grande diferença! Apesar de me ser indiferente, gostei q o Benfica tivesse ganho ao Liverpool... Nestes casos nao so o nome do SLB q esta em causa mas tambem o de Portugal!
Mas eu nc disse q era certo q o Sporting ficasse num dos dois primeiros lugares, so disse q essa vossa mania (dita e repetida pelo vosso treinador) de que apenas o Porto é adversario so favorece o Sporting. Lembro-me q o ano passado o Sporting nao foi campeão porque substimou o Slb. Tda a gente dizia q o Benfica nao tinha equipa e acabou campeão, o Sporting apenas se preocupava com o Porto e olha no q deu. O Benfica a brincar, a braincar foi-se chegando a frente e acabou a festejar o titulo! A minha opinião é q essa atitude nao é minimamente racional, mas é apenas uma opinião!!!
Nunca mais escreveste no blog!
www.crewdograff.blogspot.com
Abraço

6:58 PM  
Blogger JMP said...

"É essa vossa arrogancia q, este ano, vos vai fazer ficar no maximo em terceiro..." isto quer dizer que e o braga que vai ficar nos dois primeiros ou tu não sabes o que escreves?

4:40 AM  

Post a Comment

<< Home