Sunday, April 16, 2006

Uma referência, este homem!

Boa Noite, espero que estejam todos a ter uma Páscoa tão boa como a minha. Estou felicíssimo, uma vez que adoro esta época do ano de reflexão, família e, tão agradável, mas menos importante, boa comida!
Para juntar às minhas alegrias desta época do ao em que os dias ficam maiores, o clima agradável e as pessoas bem dispostas, caiu-me como um ovo de chocolate a vitória importante da Briosa ontem à tarde no Estádio dos Arcos.

Em primeiro lugar, queria saudar Rui Miguel, o estreante pelo seu golo e desejar que seja o mote numa promessa de uma carreira de muitos mais ao serviço do Esquadrão de Coimbra. Gelson bisou: valeu a pena ter rapado o cabelo deixando o A de Académica gravado na cabeça (gostei da atitude!). O golo de Pedro Silva fala por si!

Como estamos animados, não sei se os caros leitores ao passarem hoje os olhos pela imprensa desportiva, repararam nos dizeres de João Eusébio, essa referência do futebol português, essa barra analista que quando fala todos faz tremer “do choupal até à Lapa”. Não, João Eusébio não faz tremer ninguém; João Eusébio todos faz rir com a sua teoria de “ses”. Para todos os adeptos desta teoria, um amigo meu apresenta uma outra bem clara que diz o seguinte: “se a minha avó tivesse tomates, seria o meu avô”. Para o nosso querido João Eusébio, se tivesse sido off side apontado a Gelson, Bruno Mendes não teria reclamado; se Bruno Mendes não tivesse reclamado, não teria sido expulso; se Bruno Mendes não tivesse sido expulso, não teria havido um desfalecimento da equipa, não deixando entrar mais (3?) golos (e continua pelos 90 minutos adiante)… Brilhante! Recomendo a João Eusébio o filme Butterfly Effect para cimentar a sua teoria. João Eusébio chama à Académica os “coitadinhos da liga”; convido João Eusébio, baseando-se em factos objectivos a avaliar sob que perspectiva é que a Académica poderia assumir o papel de favorito neste jogo, começando pelo número astronómico (entenda-se a hipérbole) de castigados e lesionados que deixámos em Coimbra quando partimos para Vila do Conde… João Eusébio, se não confia na imprensa nacional, devia ter estado no ECC a semana passada e ter visto com os seus próprios olhos o que se passou. Deve ter visto muitos cenários de cegueira idêntica nas arbitragens da II Div-B durante os anos em que la andou (e devia andar ainda…). João Eusébio esquece-se que a expulsão de Fernando é considerada pela totalidade da imprensa como nitidamente forçada (e atenção, não me queixo desta expulsão, nem muito menos acredito que tenha influenciado o resultado!). Já há algum tempo que não dou opiniões sobre arbitragens; sei que é difícil ser parcial nisso, ao contrário de muita gente, daí que deixe ao critério de jornais, adeptos neutros, etc… essa função (devo no entanto deixar claro que nos últimos jogos da AAC, embora nem todas tenham sido correctas, nenhuma delas alterou qualquer resultado!).
No meio de tudo isto, podem criticar-me e por isso eu admitir estar a dar demasiada importância a assuntos e pessoas que não o justificam…mas não posso deixar de me rir ao ouvir e ao ler o que este homenzinho, consumido pelo desespero se veio lembrar de dizer. Quando alguém perde por 1-4 (não há ninguém que veja futebol que não saiba o que são derrotas difíceis de digerir…), se atribui as culpas de uma derrota desta envergadura a uma equipa de arbitragem, só pode querer ser insultado ou não ser levado a sério. É o caso deste que, provou mais uma vez ser o pior treinador da Liga (já que a nível da defesa, nem uma decisão acertada conseguiu tomar).

Voto de elogio para mais uma grande alegria em ver Roma regressar às redes. Acredito que também a esta escolha também se deva a vitória tão importante.

Espero que soltem tantas gargalhadas como eu soltei ao ouvir João Eusébio e que continuem a ter uma Boa Páscoa!


BRIOOOOOOOOOOOOSAAAAAAAAAAAAAAA

1 Comments:

Blogger JFC said...

o sr. João Eusébio vem na linha de grandes treinadores desta liga como Luis Campos, Luis Castro ou o expoente máximo da nova vaga de treinadores o "sapientissimo" Hélio Sousa. "anda para aqui um gajo a trabalhar a semana toda,com as limitações que todos nos conheçem, para me vir este palhaço estragar tudo"..esta poderia e deveria ser a máxima desta geração de timoneiros portuguêses

5:42 PM  

Post a Comment

<< Home