Thursday, March 23, 2006

Festa da Taça semi final:

Bom jogo que se assistiu no estádio do dragão esta noite. Frente a frente as duas equipas em melhor forma da Liga Betandwin prometiam pelo menos um espectáculo tacticamente interessante. Não ficaram com certeza defraudadas as 50 mil pessoas que se deslocaram às “antas” para ir ver esta semi-final da taça de Portugal.
O domínio do jogo não pertenceu a nenhuma das equipas, havendo períodos em que Sporting esteve melhor alternando com períodos em que o futebol azul e branco se superiorizou!

A história do jogo toda a gente sabe, golos, só no prolongamento e pelos inevitáveis Liedson e McCarthy. O primeiro tento foi leonino após falha individual de Marek Cech mas a resposta portista surgiu 4 minutos depois com um grande golo do internacional sul-africano!

Passemos a analisar os pontos positivos do jogo:

Do lado do Porto, Paulo Assunção foi uma “carraça” no meio campo, Quaresma não foi brilhante mas foi essencial ao ter assinado um magnífico cruzamento para o golo do empate, Bosingwa apesar de ter sido expulso efectuou cortes providenciais .McCarthy merece uma menção pelo golo que marcou e por fim Vítor Baía, deu uma “bofetada de luva branca” nos mais críticos rubricando uma exibição de excelente nível, provou que velhos “são os trapos”!

Do lado do Sporting, destacaram-se: Liedson, Sá Pinto e Deivid, sempre muito raçudos deram muito trabalho à defensiva azul-e-branca, Tonel pauta a sua exibição pela segurança defensiva e por fim Ricardo demonstrou mais uma vez que está em grande forma.

Importante, é também realçar o magnífico fair-play vivido nas bancadas, foi um palco digno do encontro com adeptos das duas equipas a conviverem pacificamente ao longo dos 120 minutos, pena que o mau tempo não tenha ajudado a abrilhantar a “festa da taça”.


Pontos negativos:


Meio campo do futebol clube do Porto, Lucho Gonzalez foi uma sombra daquilo que costuma ser, com uma missão mais ofensiva não foi capaz de ser o criador de jogo que o técnico Co Adrianse pretendia. Esta descoordenação meio campo defesa levou a algumas situações bem perigosas que não foram devidamente aproveitadas pelos avançados leoninos…A excepção foi o golo de Liedson que Nani aproveita um erro individual do lateral eslovaco.

Penso que o arbitro, o sr. Olegário Benquerença, foi muito peremptório no capítulo disciplinar tendo a meu ver poupado as expulsões de Bosingwa e Caneira logo nas entradas que lhes valeram o primeiro amarelo. Outros erros menos graves, mas que demonstram a falta de nível deste árbitro, como o amarelo a Nani ou uma série de foras de jogo em que pára o jogo não dando a devida lei da vantagem!


Creio que foi um bom jogo, equilibrado em que a vitória poderia ter tendido para cada um dos lados. Pena que o Sporting pelo segundo ano consecutivo tenha perdido na marca de grandes penalidades, e pelo segundo ano consecutivo tenha perdido num bom desafio de futebol. Os caprichos da lotaria dos penaltys são assim mesmo, a equipa mais fria ganha, e a outra apesar de tudo ter feito para ter saído com um resultado positivo acaba por ser eliminada.





PS. Sobre a possível mão na área de Pepe confesso que não vi o lance, mas pelo que ouvi é de facto penalty!

Abraço…

Labels:

25 Comments:

Blogger DM said...

Cunha...
bom post!!! Vou tentar fazer a melhor analise possivel ao jogo....
O jogo foi tremendamente equilibrado com o dominio da partida a ser repartido de parte a parte. O Porto começou melhor mas os leões rapidamente recuperaram terreno e superiorizaram-se... A partir da meia hora da 1a parte acho q nao houve nenhuma equipa q tenha encostado realmente a outra as "cordas"... Nao foi um jogo espetacular (nd q se compare ao jogo da Luz o ano passado) mas extremamente intenso e bem disputado! Paulo Bento voltou a mostrar q percebe (e muito!) de bola pois trocou o "aventureiro" Abel pelo seguro Miguel Garcia. Acho q o Quaresma nao teve grandes rasgos graças a ele. Adriaanse mostrou q o Porto nao iria atacar desalmadamente uma vez q trocou o miudo Anderson por um jogador de contenção, Marek Cech.
Confesso q qd o Liedson marca o golo pensei q o jogo estaria ganho. O Sporting mostrou q em Alvalade (se nos deixarem ganhar os 6 indispensaveis pontos ate la) podera discutir o titulo...
Em relação ao arbitro... O sr. Olegário Benquerença veio, mais uma vez, demonstrar o porque de nao haver arbitros portugueses "seleccionados" para o Mundial. Teve erros graves e mostrou q nao tem nivel para arbitrar um jogo das distritais. Vejamos: penalty de Pepe nao assinalado, Caneira mal expulso (cm e q se expulsa o caneira qd o Raul Meireles cuspiu no Deivid?! Fiquei com a nitida sensação q o Caneira apenas la foi pa serenar os animos), Bosingwa deveria ter levado o 2o amarelo numa mao q cometeu e seria expulso, Cech agride Joao Moutinho sem q nada lhe aconteca devendo ter sido expulso, McCarthy esta fora de jogo na grande oportunidade de golo dos azuis, o amarelo a Nani e absolutamente ridiculo e um sem numero de foras de jogo mal tirados ao ataque ver e branco (contem pelo menos 4!)...
Nao quero de forma alg por em causa a vitoria do Porto, pois qq um poderia ter vencido e fosse qual fosse o vencedor seria justo, mas q o arbitro tem influencia directissima ao longo de todo o jogo ng pode negar... E sempre a prejudicar o Sporting!
Para mim os melhores dos leoes terao sido Sa Pinto, Polga, Liedson e Joao Moutinho (doeu ver este talento a sair do campo lavado em lagrimas)...
Os proximos dias ate ao jog com o Penafiel serao os mais importantes desde q Paulo Bento chegou ao comando tecnico do Sporting, uma vez q e indispensavel recuperar a equipa do ponto de vista mental... Nao consigo imaginar a frustração de jogadores como o Moutinho ou o Liedson, q depois de realizarem belissimos jogos, saem de campo derrotados. Paulo Bento tera de mostrar todas as boas (eu diria excelentes) indicações q tem deixado. Eu confio!!!


Agr só peço q nos dexem lutar para ganhar os 6pontos q restam ate ao jogo de Alvalade. As minhas desconfianças apareceram qd vi q o Sa Pinto e o Tonel tinham processos disciplinares em cima por um jogo q se passou a 2meses. E dps deste jogou ainda com mais desconfianças fiquem...

Abraço...

6:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

nao li a analise ao jogo feita pelo cunha por se tratar dum Porto-Sporting, tudo menos um classico. Tambem quero deixar aqui expressa a minha indignação por um benfiquista, ou pelo menos que diz sê-lo, dizer que neste momento as melhores equipas da Liga sao as protagonistas do jogo de ontem a noite. Ha aqui claramente um equivoco. Equivocos estes que devem ser evitados até para que os nossos colegas nao fiquem com impressao de que os benfiquistas sao demasiado modestos. Para começar o Porto não conseguiu sequer passar o grupo mais facil da "Champions" ( e nao digam k nao.. artmedia e rangers.. meu deus sao equipas de nivel mto abaixo do porto...ou pelo menos pensava eu que eram). O Benfica, pelo contrario, continua o seu rumo glorioso até à final de Paris! Depois do colosso histórico inglês Manchester United e do Campeão Europeu Liverpool se terem rendido á magia do futebol encarnado, eis que se depara na frente dos "imparáveis" o Barcelona! Coitadinhos.. tanto se gabam, têm tantos certezas de passar mas o que é certo e k têm menos ligas dos campeões e menos campeonatos conquistados que o Benfica!!
Voltando ao que dizia penso que o sporting é a unica equipa neste momento capaz de fazer frente ao benfica visto que o porto apresenta uma estrutura relativamente fragil como se encarregou o benfica de mostrar nos 2 jogos para a liga.

Frase da Semana: Em relação ao futebol nao conseguimos racionalizar a nossa paixão. Até as faltas têm cores. Fernando Seara

Subscrevo na integra.

Saudaçoes benfiquistas

7:44 AM  
Blogger DM said...

Voga...
q exagero!!! Sem duvida q as duas melhores equipas deste momento em Portugal so o Sporting e o FCP... Contudo nao entro no jogo do Pinto da Costa q diz q o Slb esta fora do titulo, apesar de achar q e mt dificil. Em relação a campannha europeia dos encarnados nao existe, de facto, nada a apontar!!!
Mas ja agr gostava de ver a tua analise ao jogo de ontem a noite;)

Abraço

7:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bom, a pedido de várias pessoas, nomeadamente o meu amor Diogo, vou fazer a analise do espectaculo que ontem, equipas de grande calibre como porto e sporting protagonizaram. Parece-me, sem visao apaixonada visto se tratarem de duas equipas que desprezo, que o vencedor mais justo do jogo, em noite chuvosa e terreno um pouco pesado, seria sem duvida o Sporting. Nao só pelos erros de arbitragem que houve em seu prejuízo, mas também pelo qualidade de futebol apresentado contra uma equipa que esta época so tem uma derrota em casa, contra o Glorioso evidentemente. Analisando o jogo de forma superficial, vi um Sporting encostado nos primeiros 20mins de jogo. De seguida a equipa de Bento soube equilibrar muito por força da tecnica e inteligencia do medio mais preponderante no Sporting, falo claro está de Joao Moutinho. Na segunda parte parece me que o dominio, sendo que um dominio relativo e nunca absoluto, pertenceu á equipa de Alvalade. Mesmo no prolongamento se superiorizou um pouco acabando por marcar, materializando a vantagem que ha muito justificava.
Os penalties sao uma lotaria nao premeando, muitas das vezes, a equipa mais audaz.

Erros de arbitragem mais penalizantes: Penalty de Pepe n assinalado e expulsao de caneira excusada.

7:59 AM  
Blogger JMP said...

o que eu axo e que houve grande justiça em que um jogo destes fosse decidido pelas grandes penalidades porque foi um jogo muito justo.Realmente o arbrito fez um mau trabalho mas mesmo assim mantenho a minha opiniao.
"Agr só peço q nos dexem lutar para ganhar os 6pontos q restam ate ao jogo de Alvalade. As minhas desconfianças apareceram qd vi q o Sa Pinto e o Tonel tinham processos disciplinares em cima por um jogo q se passou a 2meses. E dps deste jogou ainda com mais desconfianças fiquem..."...O sporting e que tem de lutar pelos 6 pontos nao tem ninguem de os deixar.E estes processoas a estes jogadores são justos e como é obvio demoram tempo devido as burocracias a que estão sujeitos.

8:13 AM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

Como costuma dizer o mais activo comentador dos textos deste blog: "a um profissional não se podem tolerar certas atitudes"
Agora eu digo, que pelo que pagam uns devem pagar todos (cada um em medida do que se sujeita)

Abraço

8:28 AM  
Blogger DM said...

Zé...
"O sporting e que tem de lutar pelos 6 pontos nao tem ninguem de os deixar."
Claro q tem de lutar, so convem e nao ser impedido... O arbitro nao fez um mau jogo, fez um pessimo jogo!!!

"(...)processoas a estes jogadores são justos e como é obvio demoram tempo devido as burocracias a que estão sujeitos."
Curioso, chegam numa altura mm propricia do campeonato qd o Sporting tem dois jogos complicadissimos: em Guimarães e em Alvalade com o Porto. Pq e q estes jogadores nao cumprem castigo no jogo em casa com o Penafiel?!! Por amor de Deus...

Band...
Sê explicito e directo!!!

Abraço

9:07 AM  
Blogger DM said...

"O Corpo de Liedson a deixar-se cair para trás ate a bola lhe bater para a baliza foi um hino ao talento e abeleza do futebol. O mm se pode dizer de McCarthy e do desvio letal de um nao menos perfeito centro de Quaresma. Fantastico.
Grandes jogadores, grandes equipas, grande espetaculo? Sem duvida.
Mas com arbitros como OB - q ontem prejudicou claramente os leoes - , gente seria e pouco competente, a verdade do jogo e morta.
Na tribuna Pinto da Costa, com S.Franco pelo braço, manteve a sua pose de duro. Mas riu-se desde a mão de Pepe à expulsao de Caneira. Para dentro e perdidamente."

Alexandre Pais, in Record




"OS responsaveis pela arbitragem portuguesa ainda hj lamentam (pq nao se atrevem a reclamar) a ausencia de um arbitro portugues no mundial da Alemnha. Depois do q temos visto ao longo da epoca e de mais uma demonstração de "como se empurra uma equipa e se favorece a outra" dada ontem por OB, percebe-se perfeitamente a ausencia. Querem ir ao Mundial? A arbitrar assim?
Os arbitros de excelencia, os q merecem ir ao mundial, nao tem ilusoes de optica, nem confundem acções disciplinares ou os cartões ja mostrados. São rigorosos e imparciais. Sempre! E não só às vezes, quando dá jeito."

José Carlos Freitas, in Record


"Não assinalar penalty por mão de Pepe foi erro grave e não único de Olegário Benquerença. No prolongamento, trocaria pontapé de canto (corte de Bosingwa num ataque de Liedson) por pontapé de baliza. Depois, fora de jogo mal assinalado a Nani; a já referida injusta expulsão de Caneira; e a também injusta expulsão de Bosingwa, num segundo amarelo por falta que não cometeu. Convenhamos que foi festival de erros..."

in A Bola

9:18 AM  
Blogger JFC said...

Voga nao ponhas a minha honra em causa a unica coisa que eu disse foi que se defrontaram as duas equipas em melhor forma e isso é inequivoco! Se tivessemos aproveitado os ditos jogos fáceis, estariamos agora isolados na frente mas isso infelizmente nao aconteceu...Diogo boa sorte para o teu sporting, mas aviso-te já que vai ser complicadissimo, na minha modesta opiniao o scp não é mais do que o equipa em boa forma...é longe de ser temível, não tem rasgo de campeã, mas pode ser que eu me engane, como muitas vezes acontece...

Abraço!

11:06 AM  
Blogger JFC said...

desculpem lá mas o Caneira deveria ter visto vermelho logo pela falta que fez quando foi amodestado com o amarelo! O ricardo rocha contra o sporting fez muito menos e na altura toda gente disse que lei era lei...e a lei diz que entrada por trás...é vermelho directo!!Mais, com aquela "salganhada" nao sei como e que so o Caneira e que viu vermelho...mesmo á portuga

11:14 AM  
Blogger DM said...

Cunha...
Nao sei, veremos... o Sporting ainda nao é, sem a menor duvida, uma equipa temivel (acho q neste momento n existem equipa temiveis em Portugal) mas penso q o Paulo Bento a pode transformar (ainda mais). Repara q ele pegou num plantel completamente destroçado e sem confiança (plantel esse q nem sequer foi por ele idealizado) para o transformar num plantel em q a competitividade reina. Até um grande benfiquista (de seu nome Antonio Pedro Vasconcelos)diz q o Paulo Bento "começa a revelar-se um caso serio como treinador"... Veremos o q se vai passar daqui para a frente! Os proximos dois jogos serão autenticas provas de fogo ao conjunto leonino.
Tda a gente dizia q o Sporting nao passaria em Leiria mas o q e certo e q venceu sem qq contestação. SE jogar em Guimarães cm jogou em Leiria penso q ganhamos. O jogo c o Penafiel vai ser complicadissimo pois, apesar de estes serem os ultimos, e necessario ver a resposta animica da equipa ao roubo no Dragão. Sim, pq aquilo q ontem a noite se passou no Dragão foi um roubo, um autentico escandalo!!!!

Abraço....

11:57 AM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

Diogo:
usei uma brincadeira para que, da forma que tanto condenaste o Roma te explicar que, mais gravidade, menos gravidade, todos os profissionais têm atitudes irreflectidas.
Não te esqueças que ainda o ano passado (a pesar de não ser tão grave, jogadores do teu clube tinham conflitos nada profissionais em público entre eles e, pior, com o treinador).
Se agora quisesse punha-me também a agoirar...mas não o faço porque já tive jogadores no meu clube este ano a serem igualmente alvos de processos disciplinares (infelizmente por atitudes mais graves...).

Bem, no fundo queria dizer-te que são profissionais mas também se esquivam...

Abraço e boa sorte na corrida ao título

1:34 PM  
Blogger DM said...

"Se tivessemos aproveitado os ditos jogos fáceis..."
Jonh...
So uma coisa: as competições (e principalmente os campeonatos) ganham-se contra os pequenos e nao contra os grandes. Repara no caso do Porto este ano, para o campeonato ainda n ganhou com os grandes e vai em primeiro!

Abraço

1:41 PM  
Blogger DM said...

"(...)profissionais têm atitudes irreflectidas(...)"
Band...
Explica-me so q atitudes irreflectidas e q os profissionais do Sporting(sim, pq so podem ser do Sporting visto q o comment se dirige a mim) tiveram?! Estou curioso... E nao me venhas falar do ano passado (ja admiti q o ano passado o balneario do Sportig era uma escola de Samba), concentra-te apenas e só no presente...

Abraço

1:48 PM  
Blogger Zé Bandeirinha said...

Embora o Eng Rui Alves não tivesse razão no que disse (abordou o assunto certo de maneira errada), o que o Sá Pinto foi fazer também não é profissional (os insultos e provocações esperados). Claro que se eu fosse adepto adoraria ver o emblemático capitão defender assim a dignidade da casa leonina. Penso que vai ser esse o motivo do seu castigo (não?).
Acredito, já que até a mim deu gozo ver toda esta cena, que também, tu tenhas gostado de a ver, mas daí até representar profissionalismo...

2:48 PM  
Blogger MJL said...

Eu sei que nao tem nada a ver com o assunto que se discute aqui,mas é so para dizer ao meu caro amigo Diogo,que o Benfica é uma SAD,tal e qual como sporting e porto,embora nao esteja cotada em bolsa.E sim,é uma SAD e tem que apresentar as suas contas a CMVM,(agora segundo a tua teoria, nao ha falcatruas no benfica,já que as contas sao todas apresentadas a CMVM).

6:37 AM  
Blogger JMP said...

eu já lhe tinha dito isso manel...mas sabes cm é que ele é...

9:08 AM  
Blogger JMP said...

Pode parecer estranho mas a verdade é que não existiu penalti de pepe porque a mão foi fora da area. estranho mas verdade. http://www.ojogo.pt/22-31/Artigo540613.htm

9:47 AM  
Blogger JMP said...

so para te chatear diogo....
"Era Nani quem muitas vezes ia bater à porta da casa de Manuel Fernandes, para mais uma tarde passada a jogar à bola. A amizade cimentou-se e até partilhavam a preferência clubística pelo Benfica."Record a uns tempos...

11:02 AM  
Blogger DM said...

Qtas vezes será preciso dizer q o Benfica nao apresenta nada a CMVM; pos nao esta cotado na bolsa! Fg, vcs sao teimosos....
Estive agr a ver as imagens e, de facto, nao e penalty. Mas deveria ter sido marcado a falta e o Pepe devia ter sido expulso uma vez q o Liedson ficava isolado... Nao e penalty mas o Pepe ficou por expulsar e o q seria do Porto sem o Pepe?!

Zé...
o Simão e com certeza do Slb desde pequenino!

Abraço

11:16 AM  
Blogger MJL said...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=700872&idCanal=11

De facto, o Benfica não é uma SAD,e não apresenta nada a CMVM

11:50 AM  
Blogger JMP said...

estava a gozar ctg...DIOGO QUERES APOSTAR 20 euros COMIGO QUE O BENFICA E COTADO SAD E E COTADO NA BOLSA???eu th a certeza absoluta.Tu es teimoso

11:51 AM  
Blogger DM said...

Zé...
Então se o Slb esta cotado na bolsa pq e q no jornal Record não aparece o valor das suas acções, como acontece com o Porto e o Sporting?! De facto é uma SAD sem duvida (admito o erro!) mas q nao esta cotado na bolsa, isso tenho a certeza absoluta!!

Abraço

6:18 AM  
Blogger JMP said...

esta cotado na bolsa, mas só que não é na mesma série que o porto e sporting.As empresas q estão cotadas na bolsa e tu ves no diario economico nao sao todas as empresas que tão cotadas na bolsa como deves calcular.Suponho que sejam as empresas cuja acção tenham um valor mais elevado.Mas garanto te que está cotado na bolsa.És um teimoso...incrível

12:37 AM  
Blogger DM said...

Entao nao sei...
É q nunca soube o valor de qq acção do Slb, nem nunca ouvi qq informação acerca disso... Mas se tu o dizes.

Abraço

7:49 AM  

Post a Comment

<< Home