Após alguma reflexão decidi deixar aqui, na minha opinião os 5 jogos mais espectaculares da história do futebol...A falta de cultura não me permite fazer melhor mas se alguém se lembrar de algum jogo que mereça figurar neste Top 5 , aceito todas as sugestões….
1- Barcelona X Atlético de Madrid (5-4), 23 de Março de 1997:
O jogo do séculoQuem viu este jogo na meia final da taça do Rei de 97 assistiu com certeza a um dos mais espectaculares jogos da história

do futebol. A partida disputada entre o Barcelona de Bobby Robson, de Figo, de Ronaldo, Luís Enrique e de Vítor Baía e o Altético do contorverso Gil y Gil. Os dois internacionais portugueses estiveram em foco tendo o segundo acabado os 90 minutos lavado em lágrimas por ter sido acusado“culpado” em 3 dos 4 golos da estrela da noite, o sérvio Pantic. O atlético chegou ao intervalo a vencer por 3 golos sem resposta mas o uma segunda parte frenética permitiram que a equipa “culé” ganhasse o jogo por um incrível 5-4!! Quando Pizzi deu a estucada final nas hostes madrilenas concretizou uma das mais espectaculares reviravoltas de sempre…Lembro-me de ter visto este jogo como se fosse hoje, lembro-me que ainda hoje este jogo me marca e me faz acreditar mesmo que todos os indícios me digam o contrário….
2- Argentina X Inglaterra(2-1), A “
mão de Deus”Há quem diga que os jogadores não ganham jogos sozinhos mas nos quartos de final do Mundial do México de 86 Diego Armando Maradona provou o contrário, esta partida foi a consagração máxima de um “deus” vivo do futebol, a obra prima de um génio. O astro argentino resolveu a partida com dois golos que ficaram para a história o primeira marcado com a mão após a saída mal calculada de Peter Shilton, o segundo uma incrível corrida de mais de 50 metros antes de desfeitear pela segunda vez o guardião britânico…A organização da equipa de Robson, Shilton e Lineaker foi derrotado pela “mão do diabo” de Maradona.

3- Bayern Munique X Manchester United(1-2):
A sorte de ter Beckham
Corria o minuto 91, o golo apontado por Mário Basler dava ao conjunto Bávaro a liderança de uma final até ao momento fraca. Os dois minutos de compensação dados pelo árbitro nada faziam prever o resultado final, o Manchester carregava e conseguiu um pontapé de canto, que poderia salvar a equipa Britânica, reza a lenda que David Beckham o talentoso médio direito do United viu responsáveis da UEFA a transportarem a Taça com as cores do Bayern, Beckham em fúria coloca a bola na cabeça do gigante guardião, Peter Shemeichel, que serve da melhor maneira Teddy Sheringham para fazer o empate…Parecia que tudo indiciava prolongamento mas por mais uma vez os espectadores se enganaram, na jogada seguinte Ole Gunnar Solskjaer virou o resultado para 2-1!!! Foram os dois minutos mais rentáveis da história….nunca se tinha visto tamanha reviravolta numa final europeia! Fica para a história a vitória dos “red devils” que igualam a façanha de 68, que faz com que Alex Fergunson se torne tão importante no seu clube como Matt Bushby, Bobby Charlton ou George Best.
4- Liverpool X Ac Milan (3-3): 6 minutos loucos
6 Minutos bastaram para o Liverpool restabelecer uma igualdade a 3 golos que tinha sido desfeita logo aos 2 minutos com um golo do veterano Maldini. Aos 59 minutos poucos (incluindo Rafa Benitez, o espanhol que já tinha eliminado o super-favorito chelsea) acreditariam na vitória “red” contudo Steven Gerrard, Luís Garcia, Xabi Alonso e companhia mostraram que os jogos só acabam quando o árbitro apita!
A estrela do jogo, foi o guarda-redes polaco Jerzy Dudek que após uma série de excelentes defesas nega o penalty decisivo à estrela rossonera, Andryl Shevchenko. Depois da tragédia de Hesley em 85, o Liverpool recupera a grandeza de outros tempos liderado por um espanhol chamado Rafa Benitez…

5- Alemanha X RFA :
Final do campeonato do mundo 74
Dizem os críticos desse tempo que a maior injustiça da história do futebol foi a Holanda de Neeskens e Cruiff nunca ter ganho nada. Dizia-se que era impossível ganhar a equipa com tamanha qualidade e que o “futebol total “ de Rinus Michels era muito dificil de parar. O que é facto é que a Holanda depois de tão brilhantemente ter afastado a Argentina e o Brasil perde contra RFA de Beckanbauer e Gerd Muller por

3-1 sem resposta…
Um choque para todos os amantes do futebol que viam a selecção dos países Baixos a herdeira do Brasil como melhor selecção do mundo…Johan Cruiff o melhor jogador europeu de todos os tempos afirmou
”já me perguntei muitas vezes se trocaria os elogios que recebemos pelo título em si mesmo, sinceramente não creio que trocaria”. Fica então o tributo a essa selecção mágica que apesar de não ter conquistado rigorosamente nada marcou uma era…Fica para a história o 4-3-3 e o show-de-bola à europeia…
O jogo ficou marcado por extrema eficácia germânica e uma solidez defensiva incrível, tendo sobressaido Frans Beckanbauer, o "kaiser", este libero liderou as hostes alemãs contra o poderio ofensiovo holandês que apesar de ter começado a ganhar acabou por perder...
Este top 5 é só uma sugestão....
Labels: Grandes Competições, grandes jogos